EIT Food expande programa de aceleração de startups ao Brasil

O EIT Food, a maior comunidade de inovação alimentar global, está levando seu programa de aceleração para startups de tecnologia agroalimentar para fora dos países-membros da União Europeia. Neste movimento, o novo FAN Hub chega ao Brasil, operado pelo Foodtech Hub Latam em Campinas (SP), abrangendo toda a América Latina.
Apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), o programa investe em projetos, organizações e profissionais comprometidos em construir sistemas alimentares adequados ao futuro. Bioprocessamento de alimentos, soluções de origem vegetal e embalagens sustentáveis são os focos do programa, que aceita inscrições até dezembro para empresas comprometidas com sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
O programa visa aprimorar soluções e acelerar o desenvolvimento de startups de tecnologia agroalimentar, contribuindo para sua reputação de excelência no mercado. Atualmente, o programa é ministrado em centros de inovação em Helsinque (Finlândia), Munique (Alemanha), Paris (França), Bilbao (Espanha) e Haifa (Israel).
O diretor de Criação de Negócios da EIT Food, Benoit Buntinx, destaca o compromisso global da instituição em criar um sistema alimentar mais saudável e sustentável. Segundo ele, o EIT Food está empenhado em alcançar um impacto global com a criação de um sistema alimentar mais saudável e sustentável para todos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O Brasil desempenha um papel fundamental e único no abastecimento alimentar mundial, e é por isso que temos o prazer de anunciar nossa primeira expansão na região LATAM por meio do Brazil FAN Hub, que nos permitirá trazer startups de tecnologia agroalimentar mais inovadoras para a rede EIT Food e fornecer a orientação e as conexões necessárias para ajudá-las a acelerar. Estamos entusiasmados em colaborar com o FoodTech Hub Latam para nos auxiliar nestes propósitos”, afirma o diretor.
As startups interessadas em participar do Brazil FAN Hub têm até dezembro para se inscrever e as selecionadas para participar do programa devem desenvolver soluções inovadoras alinhadas às três missões do EIT Food: “Vidas mais saudáveis através dos alimentos”, “Um sistema alimentar Net-Zero” e “Um sistema alimentar totalmente transparente, resiliente e justo”.

O fundador e CEO do FoodTech HUB Latam, Paulo Silveira, por sua vez, ressalta a colaboração como uma oportunidade para empresas europeias chegarem ao mercado latino-americano e para as empresas latino-americanas se conectarem ao mercado europeu, uma parceria verdadeiramente benéfica.
“O acordo favorece o acesso às micro, pequenas e médias empresas europeias para que cheguem ao mercado latino-americano, e às empresas latino-americanas para se conectarem com o mercado europeu. É uma parceria ganha-ganha”, conclui.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas