Negócios

Programa de qualidade exige envolvimento do líder

Programa de qualidade exige envolvimento do líder
Realizado em Belo Horizonte, “O Grande Encontro 2019” reuniu cerca de 800 profissionais de mais de 90 empresas - Crédito: Thiago Fernandes

Dois dias inteiros de compartilhamento de boas práticas da qualidade no ambiente corporativo e muito aprendizado. Foi assim a última edição do O Grande Encontro 2019, o maior evento da área de qualidade do Brasil, promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ), nos dias 29 e 30 de maio, no Teatro Sesiminas, na região Leste da Capital. Entre as novidades dessa edição, os painéis de liderança, que abordaram o papel dos gestores no processo de implantação da cultura da qualidade.

Essa foi a 8ª edição do evento, que contou com a apresentação de 25 projetos, divididos entre as categorias Grupos de Melhoria Contínua (GMC), Lean e Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Ao todo, participaram 800 profissionais de mais de 90 empresas.

Entre os cases apresentados também foram escolhidos seis destaques. Três foram da categoria GMC: a VLI Logística, que criou uma metodologia para economizar o consumo de diesel; a CBMM, que introduziu uma solução para dar mais eficiência ao seu processo de flotação, e a Gerdau, que criou um processo para aumentar o rendimento de cantoneiras e diminuir a quantidade de sucata descartada.

Os outros três foram da categoria CCQ: a PifPaf Alimentos, que implementou um projeto para diminuir o descarte de embalagens com resíduos de matérias-primas; a Cenibra, que criou um processo para reduzir o desgaste dos equipamentos e as frequentes interrupções da produção, e novamente a VLI Logística, que automatizou um processo que era realizado por força humana e gerava alto risco para os colaboradores.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O diretor técnico da UBQ, Rafael Castilho, avalia que o evento superou os resultados esperados. Ele afirma que foi notório o engajamento das equipes das empresas que apresentaram os cases, assim como a recepção e o aprendizado por parte dos demais profissionais que assistiram às apresentações.

“Mostramos ao público que precisamos construir equipes de melhoria contínua e que a prática de qualidade tem que ser uma filosofia para todos os dias”, afirma.

Ele também comemorou o sucesso dos painéis sobre liderança, que foram uma novidade para esse evento. Os painéis discutiram a “Liderança para Resultados” e “Lideranças Transformadoras”.

Para o diretor, as discussões foram importantes para fortalecer a percepção de que a liderança é fundamental para o sucesso da implantação da qualidade no ambiente corporativo.

“O envolvimento dos líderes nesses programas é essencial e eles servem de inspiração para o restante da equipe”, completa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas