Programa Novo Trilho da VLI amplia perspectiva de reciclagem
O Programa Novo Trilho da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos -, em parceria com o WasteBank, inaugurado em setembro de 2021, amplia cada vez mais as perspectivas com relação à reciclagem e as participações na iniciativa crescem cada vez mais. Um balanço das atividades realizadas ao longo destes sete meses mostra que 201 famílias participam do projeto, o que significa que um total de 804 pessoas são impactadas diretamente por ele. Do total de participantes, 64% são mulheres e os recicladores chegam a ter ganhos acima de R$ 200 mensais.
Até o momento já são 11 pontos de entrega de recicláveis. O número de garrafas PET recicladas chega a 15.512 e 26.388 latas de alumínio foram para a reciclagem, trazendo um impacto extremamente positivo para o meio ambiente.
O analista de Responsabilidade Social Corporativa da VLI, Itamar Lucas Magalhães, ressalta que a iniciativa evita a produção de lixo, dando a garrafas PETs e outros recicláveis um fim adequado, e gera renda. O Novo Trilho está próximo ao Ribeirão Arrudas, que frequentemente transborda, causando grandes transtornos aos moradores da Vila Betânia e Vila Vista Alegre, localizadas na área de abrangência do projeto. A promoção da reciclagem protege o meio ambiente, incrementa a renda de muitas famílias que passaram a reciclar ao mesmo tempo fortalece a resiliência socioambiental do território.
“O desenvolvimento local e valor compartilhado são valores prioritários da estratégia de sustentabilidade da VLI. O Projeto Novo Trilho é um reforço destes dois pilares e solidifica mais um passo da empresa na promoção da economia circular, inclusão social e empoderamento feminino”.
Ouça a rádio de Minas