Negócios

Sebrae Minas lança programa Move+ Vendas em Belo Horizonte

A iniciativa realiza diagnóstico do empreendimento e auxilia a empresa a se estruturar para explorar novas oportunidades de negócios
Sebrae Minas lança programa Move+ Vendas em Belo Horizonte

Com estratégias para trabalhar ações que alavanquem e ampliem mercados de atuação e vendas dos pequenos negócios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) lançou o programa Move + Vendas para o seu Negócio.

O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (5), na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), onde foi realizada uma agenda de relacionamento, com a presença de sete empresas âncoras e 48 pequenos negócios de todo o Estado.

A iniciativa se baseia na atuação dos agentes de mercado que realizam um diagnóstico do empreendimento e auxiliam a empresa a se estruturar para explorar novas oportunidades de negócio e aumentar o faturamento, por meio da identificação de potenciais compradores. O programa Move + Vendas para o seu Negócio oferece uma série de soluções que são disponibilizadas de acordo com a realidade e necessidade de cada negócio.

Segundo o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, os pequenos negócios têm que ter um fator de diferenciação. “Se eles não podem concorrer em preço e escala, precisam se diferenciar e entregar valor para o mercado. E é justamente para isso que o programa Move+ foi criado, como uma grande estratégia de impulsionamento de micro e pequenas empresas junto ao mercado”, explicou.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda segundo Quick, o empresário tem, ao seu alcance, diversas soluções e ferramentas do Sebrae entre consultorias, feiras, missões e rodadas de negócios, para fazer o negócio escalar e alcançar mais resultados, enumerou ele.

Para o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, o Move+ é um programa essencial para atrair novos negócios e vendas para as empresas e o Sebrae Minas tem realizado um forte trabalho na área de acesso a mercados.

“Estamos a frente de projetos como a Central de Negócios, lançamos o programa Sebrae Exporta, voltado à internacionalização de pequenas empresas, e temos avançado na capacitação internacional para lideranças empresariais. Todas essas ações reforçam o compromisso do Sebrae com a ampliação do mercado e a alavancagem de vendas para os pequenos negócios”, avaliou Rocha.

O evento contou ainda com uma programação de palestras e painéis com grandes especialistas do mercado, com temas voltados a inovação, mercado e vendas. Minas Gerais realizou a versão piloto do programa, em dezembro de 2022. Desde então, promoveu mais três ciclos.

O terceiro ciclo teve início em julho deste ano, com previsão de conclusão em dezembro. Ao todo, 1.404 empresas de todo o Estado estão participando da iniciativa. As empresas interessadas em participar do próximo ciclo, podem se cadastrar pelo site do Sebrae-MG.

Segundo a coordenadora do Programa Move+, Vanessa Visacro, o programa Move+ Agente de Mercado funciona por ciclo de seis meses, que começou dia 1º de julho e vai encerrar em dezembro.

O que acontece no Move + Agente de Mercado em seis meses?

  • A empresa recebe a visita de um agente de mercado, que vai fazer um diagnóstico com foco comercial.
  • Conhecer o mix de produtos da empresa.
  • Avaliar qual é a capacidade de aumento da produção (para prospectar mais comprador, a empresa precisa ter capacidade de atender).
  • Uma hora de diagnóstico.
  • Cinco horas de consultoria (para trabalhar a matriz BCG, quais são os produtos que têm maior rentabilidade, maior volume de venda, como que é feita a gestão do funil de vendas, dentre outros aspectos).
  • A partir daí, o agente de mercado vai começar a prospectar (até 44 prospecções de possíveis, potenciais compradores para aquela empresa).

De acordo com ela, o objetivo do Move+ também é preparar as empresas, ajudando-as a terem certificações, melhorar a gestão financeira, reduzir desperdícios. “Queremos que as empresas fiquem mais competitivas para, no final das contas, que ela possa vender mais. Além disso, toda a jornada que fazemos com as empresas é para que ela possa acessar mais mercados”, considerou Vanessa Visacro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas