Projeto ajuda na retomada dos negócios na RMBH
A alimentação fora do lar é um dos setores que mais sofreram com a pandemia do coronavírus (Covid-19). Muitas lanchonetes tiveram que encerrar suas atividades durante o período de isolamento social.
De acordo com um levantamento do Sebrae e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), até o início de agosto, 67% dos empreendedores tiveram que adaptar ou mudar o funcionamento de seus negócios. Para orientar empreendimentos do segmento sobre a retomada de seus negócios, o Sebrae Minas criou o Prepara Lanchonete.
A iniciativa tem o objetivo de disseminar conhecimento e ferramentas que poderão ajudar os empreendedores de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a atravessarem este momento tão difícil. “A crise impactou na queda do faturamento de grande parte das lanchonetes, ocasionando demissões e muitas incertezas. Além disso, dos empreendedores do segmento que buscaram crédito no País, apenas 11% conseguiram. Com o Prepara Lanchonete queremos dar fôlego a esses negócios”, justifica a analista do Sebrae Minas Michelle Chalub.
O projeto oferece seis horas de capacitações on-line e quatro horas e consultorias a distância nas áreas de finanças, biossegurança e crédito. Haverá ainda trilhas de conteúdos exclusivos e direcionados para as lanchonetes sobre gestão financeira, marketing digital e boas práticas de manipulação de alimentos.
“Queremos preparar as lanchonetes a se manterem de portas abertas. Juntos queremos superar as dificuldades causadas pela pandemia e transformá-las em oportunidades”, explica Michelle Chalub.
“Além dos donos de lanchonetes, também estamos mobilizando empresas ligadas à indústria alimentícia, buscando parcerias para que possam estimular seus revendedores (as lanchonetes) a fazerem parte deste projeto”, explica a analista do Sebrae Minas.
Ouça a rádio de Minas