Projeto Aproxima inaugura espaço no BH Shopping

28 de janeiro de 2020 às 0h03

img
Empório funciona durante o período de férias da Feirinha - Crédito: João dos Santos

Desde sua criação em 2014, o Projeto Aproxima sempre vislumbrou a abertura de um espaço fixo para representar a incrível e diversa cultura gastronômica de Minas Gerais. Agora, o projeto materializa este desejo tão especial com a abertura do inédito Empório Aproxima. Ocupando uma loja no BH Shopping, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, durante o período de férias da Feirinha Aproxima, o empório oferece e apresenta ao público diversos produtos típicos da consagrada feira como queijos, doces, quitandas, cafés, pães, cachaças, cervejas artesanais, charcutaria, além de chefs e cozinheiros preparando pratos na hora. A cada semana um time diferente de produtores é convidado a ocupar o espaço, proporcionando que o público tenha a oportunidade de conhecer vários produtos.

Justamente por celebrar as conexões criadas ao longo dos anos com Projeto Aproxima, que foi pioneiro em aproximar o público dos produtores locais e rurais diretamente, o novo empório conta com produtos desenvolvidos por produtores e expositores que já participaram de outras edições da feirinha. Assim, o público pode conhecer as trajetórias construídas a partir do processo de troca, experiência, aprendizado e de contato com o público vivenciado nos eventos. Com o tempo, estes realizadores foram se profissionalizando e construindo seus próprios caminhos por meio de narrativas guiadas pela gastronomia mineira, levando-a com orgulho pelo Estado e Brasil a fora.

Ao longo de um mês, o empório apresentará uma diferente seleção de expositores a cada semana, sempre renovando as possibilidades de quem passar para comprar um presente ou um delicioso quitute para comer em casa, além de, claro, contar com um espaço no local com mesas e cadeiras para degustação dos produtos que poderão ser encontrados no local.

Outra notícia de destaque é que o Restaurante Dona Lucinha, ícone da culinária mineira e parceiro do Projeto Aproxima desde o início, participa mais uma vez contribuindo para representar Minas Gerais no maior centro comercial do estado, com o Empório Dona Lucinha que oferece uma variedade de produtos da casa.

A realização do Empório Aproxima marca um novo momento para o Projeto, que com muito orgulho e felicidade apresenta para a cidade estes produtores que cresceram e se desenvolveram, ainda que também se renova para realizar outras edições da Feirinha Aproxima que seguem ao longo de 2020 com a mesma dedicação e vontade de ajudar e aproximar as pessoas por meio da gastronomia.

Aberto a partir de 15 de janeiro, o Empório Aproxima funcionará no horário do BH Shopping: de segunda a sábado, das 10 horas às 22 horas e, aos domingos, das 14 horas às 20 horas.

A ideia – O Projeto Aproxima surgiu em junho de 2014, como um movimento de divulgação e valorização da gastronomia mineira. Desde então, fez parte de grandes conquistas sendo a maior delas, o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco para Belo Horizonte. O Projeto acredita na valorização da cultura como um trabalho conjunto. Ainda no ano de 2014, Eduardo Maya, idealizador do Projeto Aproxima, disse “se todos dermos as mãos, colocaremos Minas Gerais no lugar que merece: o grande Estado da gastronomia”.

O Projeto Aproxima foi inovador em muitos aspectos: foram os primeiros a fazer feira de rua de gastronomia na cidade, colocando chefs cozinhando lado a lado com os produtores. Foram os primeiros a unir em um só lugar as cervejarias artesanais de Minas Gerais. Desde sempre, abriram o diálogo para a importância de valorizar um produto para ter um prato de excelência. Promoveram circuitos incentivando restaurantes e chefs a valorizar produtos do nosso estado, além de trazer para as feirinhas produtores de todos os cantos de Minas para unir todas as pontas do mercado: produtores, cozinheiros e consumidor final.

Hoje, o Projeto tem orgulho de presenciar vários estabelecimentos divulgando produtos mineiros e abraçando a cultura gastronômica mineira, algo que não existia há poucos anos. São quase 100 eventos nesses 6 anos de jornada ajudando revitalizar mercados – as primeiras edições ocorreram no Mercado Distrital do Cruzeiro e em 2014 e início de 2015 realizaram a Feirinha no Mercado Novo, antes dele estar “na moda”.

Foi o primeiro evento de gastronomia dentro do Mercado Central à noite, circularam por várias praças e ruas da cidade, ajudando a ocupar a capital, a valorizar o espaço à nossa volta. Foram pioneiros em feiras de gastronomia dentro de shopping centers, além de que, em 2016, começaram um trabalho de sustentabilidade que, no final de 2019, entregou o selo sustentável para vários produtores, que com o auxílio do Aproxima estão se tornando cada vez mais ecológicos.

O Projeto Aproxima faz compensação de carbonos, recicla de maneira correta os lixos dos eventos e do escritório, e faz um trabalho sério de sustentabilidade social, ajudando pessoas e instituições. O intuito é terminar o ano de 2020 sem nenhum plástico nos eventos. A ideia é sempre ajudar a cadeia produtiva: ajudando os produtores a ter mercado consumidor, a melhorar a produção e crescer de maneira sustentável. (Da Redação)

 

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail