Negócios

Projeto capacita universitários para o mercado de trabalho com experiências reais

Projeto capacita universitários para o mercado de trabalho com experiências reais
Crédito: Pexels

A Semana Mineira de Educação Empreendedora e Inovação encerra, entre os dias 12 e 15 de julho, o ciclo de produção dos universitários e empresas que participaram do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei). Segundo a diretora de Indústria Criativa e Formação Empreendedora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiza Freire, o momento é de alcançar resultados com todos os objetivos concluídos.

“O evento apresentará a trajetória de implementação das ações do projeto, destacando os próximos parceiros e as iniciativas de impacto executadas pelos times das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. Esse resultado nos mostra a importância do fortalecimento da conexão entre as universidades e o mercado, bem como o trabalho de desenvolvimento norteado pelo empreendedorismo e a inovação. Encerramos esse ciclo com o sentimento de dever cumprido. Tenho a certeza de que os professores e alunos acenderam uma chama que não irá se apagar”, afirma Luiza Freire.

No plano-piloto desse exercício participaram ArcelorMittal, Usiminas, Direcional Engenharia, Shawee, WeWork, Maxgrow, TMF Fertilizantes e Lafaete, além de várias outras instituições que atuaram como parceiras diretas dos times, oferecendo suporte à realização das ações na ponta.

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O que é o Vuei?

Trazer as experiências do empreendedorismo aliadas à educação e à inovação, essa é a proposta da Sede, por meio da Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora, e o objetivo do programa Vuei, conforme informações da diretora de Indústria Criativa e Formação Empreendedora, Luiza Freire.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O projeto, que é piloto, visa preparar os universitários com experiências reais no mundo do empreendedorismo – com práticas. Assim, possibilitamos o preparo para o mercado de trabalho e também para que eles sejam inseridos nesse setor da indústria e do processo criativo”, detalha Luiza Freire.

Para isso, o Vuei contou com a ajuda de universidades e de empresas de vários setores de Minas Gerais. “A ideia é fomentar o comportamento empreendedor em alunos e professores universitários, oferecendo capacitação especializada, metodologias e ferramentas práticas e estratégicas”, reforça Luiza Freire.

Durante 10 meses, os grupos de 154 alunos, distribuídos em 22 times, desenvolveram pesquisas, projetos, palestras e ações de impacto para as empresas participantes. Para isso, os universitários foram preparados previamente com palestras e orientações de mercado para cada segmento.

“Primeiro preparamos esses estudantes a respeito do mercado empreendedor, a linha de atuação de cada segmento e, logo depois, com o desafio deles desvendarem ações que podem melhorar a atuação dessas empresas no mercado, com tecnologias, estruturas e investimentos”, explica.

Ao todo, 16 universidades participaram do projeto, que esteve em 19 municípios de Minas, executando 207 ações e impactando mais de 76.217 pessoas.

Outro desafio dos alunos foi encarar o projeto totalmente on-line. A capacitação foi realizada com aulas 100% digitais. “A crise sanitária foi tratada como um grande desafio para os novos empreendedores. Uma questão tratada além dos muros das universidades e, principalmente, das empresas que precisaram vencer os desafios para manter o crescimento no mercado. Isso serviu de estímulo para esses estudantes que estão muito próximos de conquistar uma chance no mercado de trabalho”, salienta Luiza Freire.

Serviços

Link de inscrição: https://bit.ly/semanavuei
Participação: gratuita
Organizador: Sede

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas