Projeto Compre Bem fortalece a indústria

Há mais de 10 anos, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realiza o Compre Bem, projeto destinado a conectar negócios que estão, simultaneamente, capacitados para suprir as necessidades da indústria e aquelas empresas que passam por momentos de expansão e, por isso, necessitam de novos produtos ou serviços para a adequação da demanda.
Segundo a gerente de atração de negócios e investimentos da Fiemg, Junia Cerceau, gerar negócios na cadeia industrial é uma preocupação da Federação, que atende, principalmente, empresas de médio e grande porte no âmbito do Compre Bem.
“Geralmente, nós atendemos aquelas empresas que já estão presentes em Minas Gerais e que estão expandindo as linhas de produção ou empresas que chegaram ao Estado e precisam conhecer a cadeia de fornecedores”, conta Junia Cerceau.
A partir dessa necessidade prioritária que as empresas demandantes demonstram, a Fiemg faz uma prospecção com base nos objetivos da contratação para avaliar, no mercado, os fornecedores que têm potencial para atendê-las. No escopo de atividades realizadas pela Federação estão, além da prospecção, workshops preparatórios para que os provedores de serviços e produtos possam entender com precisão o objeto de compra, conforme destaca Junia Cerceau.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Compre Bem na prática
Recentemente, com as alterações de rotina decorrentes do isolamento social e da pandemia da Covid-19, a Fiemg adequou o formato do projeto para realizar as reuniões de forma virtual. Hoje, o formato prevê um encontro com a empresa-âncora, como são chamadas as demandantes, oportunidade na qual ela apresenta as particularidades e questões técnicas do seu projeto e demais encontros entre empresas e fornecedores.
“Essa é uma maneira que as empresas têm de otimizar seus custos, seu tempo. A Fiemg monitora todo o processo para garantir a qualidade e a assertividade para que as entregas sejam as melhores possíveis. É também uma oportunidade de diversificar fornecedores, conhecer novos. O gasto dentro de uma empresa é uma coisa delicada e nós sabemos que as empresas precisam comprar bem”, afirma Junia Cerceau.
De acordo com dados da Fiemg, entre 2019 e agosto de 2021, 35 projetos foram executados com o apoio do Compre Bem, o que envolveu a participação de aproximadamente 1.200 empresas fornecedoras, em mais de 1300 reuniões de negócios.
Junia Cerceau lembra, ainda, que os compradores podem ser de outros estados, mas os fornecedores necessariamente precisam ter CNPJ em Minas Gerais, o que, para a gerente, representa o fortalecimento da indústria local e a manutenção de empregos, por exemplo.
2º rodada do Grupo Petrópolis
No próximo 20 de outubro, a Fiemg, o governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, e o Grupo Petrópolis, empresa do setor cervejeiro, realizam, conjuntamente, o projeto Compre Bem com a expectativa de encontrar empresas do Triângulo Mineiro que atuem com o fornecimento de peças e componentes elétricos para manutenção predial e metalmecânica.
Essa é a segunda vez que o Grupo Petrópolis participa do Projeto Compre Bem para suprir as necessidades da fábrica em Uberaba, onde a empresa conta com complexo que será expandido, conforme anúncio em dezembro passado.
Ouça a rádio de Minas