Projeto de postos de abastecimento em curso

12 de abril de 2019 às 0h02

img
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para que os veículos totalmente elétricos ganhem popularidade no Brasil é fundamental o desenvolvimento de uma rede de abastecimento qualificada que permita ao motorista recarregar seu automóvel rapidamente para seguir viagem.

Pensando nesta questão, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apostou na ideia da criação de eletropostos, mas que tenham tecnologia 100% nacional, o que aumenta o custo-benefício e movimenta a economia brasileira. Atualmente, a tecnologia disponível é importada.

O projeto é desenvolvido pelo CPqD, unidade credenciada EMBRAPII, em parceria com a empresa PHB Eletrônica. O apoio financeiro também inclui verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é distribuir os eletropostos pelos centros urbanos e rodovias do País oferecendo as condições para que a utilização de veículos elétricos seja ampliada.

Ao todo, são três modelos de eletropostos com recarregadores do tipo plug-in em desenvolvimento: normal, que poderá ser instalado em casa, semirrápido e rápido, ambos para instalação em espaços públicos como estacionamentos, shopping centers, postos de combustíveis, entre outros.

Nos eletropostos normais, a recarga da bateria levará de 8 a 16 horas; no semirrápido, em 2 a 4 horas e, no rápido, em até uma hora, dependendo do modelo do veículo. Todos os equipamentos serão desenvolvidos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para esses produtos.

O sistema inteligente irá identificar o usuário para liberação do uso, bem como controlar o nível de recarga e a futura cobrança pela energia consumida. A previsão é que os primeiros protótipos de eletropostos nacionais estejam disponíveis para produção industrial no final de 2020.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail