Negócios

Projeto “Compre de uma mãe” fortalece o empreendedorismo feminino

Concentrado atualmente em Nova Lima, projeto de impacto social também "abraça" empreendedoras das cidades de Belo Horizonte, Congonhas, Contagem, Raposos e Rio Acima
Projeto “Compre de uma mãe” fortalece o empreendedorismo feminino
Milena Magalhães (CFO) e Karen Louise, CEO e idealizadora do projeto "Compre de uma Mãe". Crédito: Fabiano Aguiar

A união faz a força e vem transformando a vida de dezenas de mulheres em Nova Lima e demais cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto “Compre de uma Mãe”, idealizado em 2020, durante a pandemia de Covid-19 é um negócio de impacto social que promove o empreendedorismo feminino coletivo. 

Segundo pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), sete a cada dez empreendedoras brasileiras decidem abrir um negócio depois da maternidade. “Nosso grupo se formou para ser essa mão, para estender para essa empreendedora que está começando no mercado e que deseja vender. Nascemos a partir dessa dor”, define a CEO e idealizadora do “Compre de uma Mãe”, Karen Louise.

Jornalista de formação, Karen Louise, após atuar mais de 12 anos no mercado, decidiu apoiar empreendedoras após se interessar mais pelo tema. “Hoje vejo o ‘Compre’ como um espaço de autocuidado. O que mais me motiva é perceber o quanto as mulheres se transformam quando estão juntas”, destaca. 

O objetivo, segundo ela, é motivar mulheres e ajudá-las no caminho para a descoberta de que juntas conseguem ter força para caminhar mais longe. “Precisamos colocar nosso potencial para fortalecermos umas com as outras e não sozinhas. À frente do ‘Compre’ tenho crescido com a empresa e aprendido a me valorizar. Nesses três anos aprendi muito a reconhecer o meu valor, o meu potencial e valorizar o meu trabalho”, afirma. 

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Concentrado atualmente em Nova Lima, o “Compre de uma mãe” também possui empreendedoras de outras cidades como Congonhas, Contagem, Raposos, Rio Acima e Belo Horizonte. A capital mineira, inclusive, é um dos focos de atenção para o acolhimento de novas empreendedoras. “Temos a intenção de estar em Belo Horizonte, mas antes precisamos fortalecer a nossa comunidade”, pontua Karen Louise.

Em pouco mais de três anos, o “Compre de uma Mãe” já impactou mais de 2 mil pessoas direta e indiretamente. Atualmente, o principal canal de vendas é o site do negócio, que conta com cerca de 3 mil produtos cadastrados e 100 serviços. Além disso, as empreendedoras já participaram de mais de 55 feiras, realizando mais de R$ 65 mil em vendas.

Projeto recebe aportes e reforça compromisso com ODS

Atualmente o “Compre de uma Mãe” conta com 78 empreendedoras de segmentos variados, com predominância no artesanato

Com bons resultados de impacto iniciais, o projeto recebeu aportes de R$ 100 mil da Anglo Gold, além de uma mentoria de negócios especializada. Segundo a idealizadora, por se enquadrar em “negócios de impacto social”, o “Compre de uma Mãe” é considerado uma micro empresa e precisa gerar receita para continuar ativo.  

Em relação ao impacto social, o projeto de empreendedorismo feminino trabalha com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 5 (Igualdade de gênero), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (Redução das desigualdades). O negócio precisa atingir metas específicas para que o projeto se configure como uma ferramenta de transformação na sociedade.

Assim, o projeto se alinha aos preceitos do Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global -, liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO. A iniciativa propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos ODS.

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