Negócios

Projeto “Janelas Casacor Minas Gerais” é prorrogado

Projeto “Janelas Casacor Minas Gerais” é prorrogado
Projeto estimula uma série de reflexões a respeito do morar contemporâneo | Crédito: Jomar Bragança

Realizada em formato inédito, a mostra segue ocupando a capital mineira com ambientes em diversos espaços da cidade, como Casa Fiat de Cultura, Sebrae Minas, Mineiraria e nos shoppings da rede Multiplan (Pátio Savassi, DiamondMall e BH Shopping). São, ao todo, 22 espaços, assinados por 29 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

O Janelas Casacor Minas, desenvolvido pela principal mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Estado, é um projeto com formato inteiramente inédito, criado para estimular uma série de reflexões a respeito do morar contemporâneo. Devido ao sucesso desta primeira edição e de sua conexão com os temas relevantes para a atualidade, oJanelas Casacor Minas foi prorrogado até o dia 2 de janeiro e a exposição “Morar contemporâneo: 4 As do Made in Italy”, na Casa Fiat de Cultura, pode ser conferida até o próximo dia 10 de dezembro.

O diferencial do projeto é que ele combina recursos tecnológicos e digitais ao apresentar ambientes e intervenções artísticas que discutem o impacto das mudanças, trazidas principalmente pela pandemia, no estilo de vida e na casa das pessoas. Os ambientes estão dispostos em formato de vitrines, garantindo a segurança dos visitantes. Além disso, eles podem ser conferidos no site www.janelascasacor.com por meio de visitas virtuais e conteúdos exclusivos.

Conceito – O Projeto Janelas Casacor propõe, acima de tudo, uma abertura física e digital para expor as reflexões do nosso tempo e também para acessar o futuro, dividindo angústias universais relacionadas ao período conturbado e atípico que estamos vivendo, assim como para debater ideias de um novo que está por vir.

Para isso, a mostra convidou profissionais das áreas de Arquitetura, Design, Paisagismo, além de artistas, chefs e outros agentes da cena cultural de Belo Horizonte para juntos articularem ambientes, instalações, experiências digitais em 3D e vídeos, compondo uma janela com vista para o interior das casas – cada vez mais importantes e fundamentais para o bem viver no novo mundo. O conteúdo é um mergulho em soluções criativas para nossas necessidades em relação à casa pós-Covid-19, inovando, reinventando e nos adaptando ao novo mundo que já estamos vivendo.

Intervenções artísticas – Além dos ambientes que remetem à casa, a mostra ainda conta com espaços voltados para intervenções e exposições artísticas. As vitrines externas da Casa Fiat de Cultura recebem a exposição Morar contemporâneo: 4 As do Made in Italy, realizada em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte. A proposta da iniciativa é fazer com que os visitantes possam entender a concepção e a importância dos objetos que nos rodeiam a partir da tradição, história, hábitos culturais e identidade. E dentro desse processo, o Design Italiano ocupa um lugar de destaque e pode ser considerado uma referência mundial.

Com criatividade, beleza, tecnologia, funcionalidade e conforto, o desenho é capaz de revolucionar objetos, agregando soluções inovadoras. A relação das pessoas com suas casas vem mudando significativamente. Agora os espaços são vivenciados de outras formas e tudo precisa ser repensado. Esse novo olhar é apresentado pela arquiteta Isabela Vecci a partir de quatro vertentes, que, na língua italiana, representam: Abbigliamento (Vestuário), Arredo (Mobília), Alimentare (Agroalimentar) e Automazione (Automação). Esta foi a base para a criação de quatro espaços que representam o quarto, a sala, a cozinha e o estilo de vida das pessoas. O ambiente conta com objetos reais e com recursos audiovisuais, como vídeos, fotografias e depoimentos que traduzem o espírito Made in Italy.

Outra intervenção artística que merece destaque é a Galeria Modernista, instalada no Shopping Pátio Savassi. O espaço assinado pela arquiteta Fernanda Villefort está recebendo uma exposição com nove imagens em diferentes dimensões do fotógrafo mineiro Jomar Bragança, especializado na área de arquitetura e interiores. Neste trabalho, a maior parte das imagens foi produzida especialmente para a ação. As fotografias estão à venda durante o Janelas Casacor Minas e toda a renda obtida com a comercialização será revertida para a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape).

Segurança e medidas de distanciamento – Todo o projeto foi concebido, produzido e pensado da forma mais segura e responsável possível, tanto para o público frequentador quanto para os profissionais que participam da mostra. Neste sentido, os ambientes foram montados como vitrines, não permitindo visitação física no interior dos mesmos a fim de evitar qualquer aglomeração. Por conta disso, foi criada uma plataforma específica para a transmissão de todas as atividades do projeto. No site será possível fazer um tour virtual 3D por cada um dos ambientes, acompanhar conteúdos específicos sobre o projeto, além de conhecer os profissionais de cada edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas