Crédito: Allsson J. Silva

O Projeto Retomada das Livrarias nasceu da união de esforços da Câmera Brasileira do Livro (CBL), da Associação Nacional de Livrarias (ANL), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e de importantes players do mercado editorial do Brasil, entre eles a Livraria Leitura, empresa mineira que, indo na contramão da crise, irá inaugurar mais quatro lojas ainda em 2020 (Santana Parque Shopping, em São Paulo; Shopping Mestre Álvaro, em Vitória; ParkShopping, em BrasílIia e Shopping Jardim Norte, em Juiz de Fora).

A iniciativa tem como objetivo arrecadar fundos para ajudar financeiramente as micro e pequenas livrarias do País. Com a reabertura dos estabelecimentos e atividades comerciais em diversas cidades brasileiras, as empresas do setor livreiro precisam receber incentivos para fortalecer seus negócios diante de um novo cenário.

Os empresários interessados podem registrar seu interesse em receber a ajuda originária de doações de pessoas físicas e jurídicas. Uma comissão irá avaliar os dados das empresas cadastradas, validar a participação de cada uma delas de acordo com o perfil dos micro e pequenos negócios do setor para, então organizar o repasse da verba entre as participantes do projeto.

As doações podem ser feitas para a conta que encontra-se no site projetoretomada.org.br. (Da Redação)