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Projeto XYZ orienta escolha do curso superior

Trabalho, realizado em etapas, é voltado para jovens a partir dos 16 anos
Projeto XYZ orienta escolha do curso superior
Cilene Noman (esquerda) e Anna Peluso: sem arrependimentos com a escolha da profissão | Crédito: Arquivo Pessoal

A convivência com pessoas infelizes no trabalho levou as mineiras Anna Peluso, especialista em desenvolver e capacitar pessoas para uma carreira de sucesso, e Cilene Noman, com atuação na área de gestão comportamental e mentoria de carreira, a criarem o Projeto XYZ.

Inovador, o trabalho tem como propósito orientar jovens na escolha da profissão com base não somente nas aptidões para um determinado curso ou área do conhecimento, mas também munir os adolescentes de informações sobre a realidade do mercado de trabalho.

“Cansamos de ver a dor e frustração de profissionais exercendo uma atividade que não gostam e não têm aptidão devido ao desconhecimento quando jovens sobre a profissão e os desafios do mercado em que estão inseridos”, diz Anna Peluso, também consultora de carreira e headhunter.

O Projeto XYZ é voltado para jovens a partir dos 16 anos de idade e realizado em duas etapas. A primeira delas é voltada para o mapeamento do perfil do adolescente, propiciando a ele um autoconhecimento.

“O jovem vai entender a base do seu perfil comportamental, de sua personalidade, levando-o à identificação dos seus pontos fracos e fortes em relação, por exemplo, à capacidade de comunicação e ao clima ideal de ambiente de trabalho para ele”, cita Cilene Noman. O mapeamento do perfil do jovem é feito por meio da ferramenta Disc Plus Index, validada internacionalmente. O teste é aplicado por Cilene Noman em duas sessões de duas horas cada, em dois dias, em que os jovens respondem a mais de 100 perguntas.

A partir daí, Cilene Noman faz duas devolutivas ao jovem, uma delas mostrando traços do perfil, como pontos fortes e fracos da personalidade, e outra em que traduz a paixão do jovem, o que ele tem de aptidão. “Orientamos, em seguida, sobre as carreiras e profissões mais compatíveis com perfil dele”, diz Cilene Noman, lembrando que a escolha é feita pelo jovem. “Apenas o orientamos”, frisa.

“Entregamos ao jovem, além dos resultados do teste, um e-book com todas as áreas de atuação que são compatíveis com os estudos da personalidade comportamental e dos valores motivacionais que são validados pelos profissionais da área. Oriento também sobre o mercado. Mostro que é importante pesquisar muito para uma escolha certa. Para isso, é preciso que o jovem se pergunte sobre qual a imagem que deseja ter na sua área de atuação, se é mais introvertido, prefere os bastidores ou estar em posição de destaque, além de levar em conta o ganho financeiro, se a profissão está ou não saturada no mercador, pontos positivos e desafios da profissão e como se vê atuando naquela área. Tudo isso é importante para que não haja frustração com a carreira”, diz.

Com a escolha da profissão feita pelo jovem, sob orientação de Cilene Noman, cabe à Anna Peluso orientá-lo sobre o comportamento no mercado. Anna Peluso cria um LinkedIn (rede social profissional) para o jovem, com base no resultado do relatório, em que relaciona as competências do adolescente.

“Ensino a ele a navegar na ferramenta para buscar e concorrer a uma vaga de emprego ou estágio, a fazer um currículo e a se comportar para uma entrevista de trabalho”, diz Anna Peluso.

Embora para muitas pessoas possa parecer cedo preparar um jovem para a busca de uma vaga, antes de ele se formar ou mesmo ter ingresso na faculdade desejada, Cilene Noman diz que não. O ideal é conhecer a realidade o quanto antes para não ter dificuldades e frustrações. “A nova geração, com o excesso de tecnologia, não tem noção nenhuma do que à espera no mercado de trabalho” observa Cilene Noman.

Na segunda parte da mentoria, desenvolvida por Anna Peluso, o jovem é orientado também sobre os melhores cursos e universidades disponíveis, conteúdos que farão a diferença para o sucesso profissional, através da construção de um bom currículo, o posicionamento nas redes sociais, principalmente, na plataforma do LinkedIn, bem como comportamento de marketing pessoal.

O nome do projeto remete às gerações X (nascidos nos anos 1970 e 1980); Y (de 1981 a 1990); e Z (a partir de 1990), principal foco do trabalho das duas profissionais.

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