Negócios

Projetos da Midea Group para Minas Gerais avançam no Sul do Estado

Os projetos previstos para o Estado contam com R$ 198 milhões de investimentos e promete gerar 830 empregos diretos na região
Projetos da Midea Group para Minas Gerais avançam no Sul do Estado
Foto: Divulgação Midea Group

Após inaugurar a fábrica da Welling Motor em Santa Rita do Sapucaí, na região Sul de Minas Gerais, a Midea Group dá sequência ao plano de expansão industrial da companhia chinesa no Brasil. A empresa ainda possui outros três projetos em desenvolvimento, também na região Sul do Estado. O grupo planeja investir R$ 198 milhões nesses empreendimentos, que deverão gerar 830 empregos diretos na região.

Entre os projetos previstos está o novo centro de distribuição (CD) da Midea Carrier, joint venture criada com a americana Carrier, em Extrema, no Sul de Minas. O imóvel já está com a infraestrutura finalizada e pronta para iniciar as operações no local. Em nota, o grupo relata que a inauguração da unidade estava prevista para outubro deste ano, mas foi ajustada para acompanhar a tramitação do regime especial conduzida pelo governo de Minas Gerais.

“O tema foi discutido diretamente com o governador Romeu Zema (Novo) em reunião recente, e a empresa aguarda apenas a finalização desse alinhamento para anunciar a nova data de início das operações. Toda a infraestrutura do CD já está concluída, e a unidade está pronta para entrar em funcionamento assim que a etapa regulatória for finalizada”, esclarece.

Já os demais projetos que pertencem ao Midea Group, sem participação da joint venture, são as novas operações industriais previstas para Pouso Alegre, no Sul do Estado, incluindo a fábrica de refrigeradores e a unidade de embalagens. “Esses projetos seguem seu planejamento industrial e acompanham o cronograma estabelecido pelo grupo, reforçando a expansão da presença produtiva da Midea em Minas Gerais”.

A inauguração da planta dedicada à produção de embalagens para equipamentos está prevista para o primeiro quadrimestre de 2026. Já o início das operações da unidade fabril voltada para a produção de refrigeradores, um dos maiores projetos industriais da Midea no Brasil, ocorrerá em 2028.

Minas Gerais ocupa um papel central na estratégia do Grupo Midea no mercado nacional. A empresa destaca que o Estado reúne algumas características como mão de obra qualificada, ambiente industrial favorável e localização logística estratégica para atender todo o País.

“Os projetos em implementação, incluindo o CD de Extrema, a fábrica de refrigeradores, a operação de embalagens e a unidade da Welling Motor, reforçam o compromisso de longo prazo do grupo com o Estado”, completa a nota.

A expectativa da companhia chinesa é de que essas iniciativas fortaleçam a capacidade produtiva brasileira, ampliem a autonomia tecnológica da empresa e gerem desenvolvimento econômico regional, por meio da geração de empregos e da modernização da cadeia industrial.

Primeira fábrica de motores elétricos de ar-condicionado em Minas Gerais

Fábrica da Welling Motor em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.
Foto: Divulgação Midea Group

A nova planta da Welling Motor é a primeira dedicada à produção de motores elétricos de ar-condicionado em Minas. A unidade promete atender todo o mercado brasileiro, com foco em performance, inovação e competitividade. Em nota, o grupo garante que a fábrica terá capacidade para sustentar o crescimento do setor e apoiar múltiplas aplicações industriais.

A operação também fortalecerá a cadeia produtiva local e reduzir dependências, além de integrar uma estratégia de longo prazo da companhia que inclui inovação e tecnologia. Inclusive, a escolha por Santa Rita do Sapucaí foi motivada por um conjunto de fatores estratégicos, como o ecossistema tecnológico robusto, mão de obra altamente qualificada e localização privilegiada dentro do Vale da Eletrônica, além da tradição industrial.

“A região tem histórico reconhecido de formação técnica e engenharia, o que favorece a operação de uma fábrica de alta complexidade como a Welling Motor”, explica a Midea em nota.

A unidade da Welling Motor em Minas Gerais já está em operação em uma área de 6.156,58 metros quadrados (m²) e contará com cerca de 150 profissionais contratados em 2026. Além disso, a capacidade produtiva inicial da planta é de aproximadamente 4 milhões de motores por ano. Esse número reforça o potencial de contribuição da unidade para o abastecimento das linhas fabris da Midea Carrier no mercado.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas