Negócios

Com foco em pronta entrega, Minas Trend mira crescimento de 11% nos negócios da 34ª edição

Feira aposta em inovação, moda autoral e pronta entrega para movimentar a indústria têxtil e gerar R$ 30 milhões em negócios
Com foco em pronta entrega, Minas Trend mira crescimento de 11% nos negócios da 34ª edição
Foto: Sebastião Jacinto Júnior/Fiemg

O Minas Trend, um dos maiores salões de negócios de moda da América Latina, abriu sua 34ª edição nesta terça-feira (21) no BH Shopping, em Belo Horizonte, com o tema “A Moda Se Move Com Você”. O evento, que vai até 23 de outubro, apresenta um crescimento significativo e busca impulsionar a indústria da moda brasileira conectando criatividade, negócios e inovação. Uma das novidades desta edição é um corredor de pronta entrega.

A edição outono-inverno 2026 conta com 203 estandes, reunindo mais de 150 marcas, representa um aumento de 54% em relação à edição anterior. A projeção de negócios é de R$ 30 milhões, 11% acima do registrado em abril de 2025, de R$ 27 milhões. A expectativa é receber cerca de 5 mil pessoas ao longo dos três dias de evento.

Durante a coletiva de abertura, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Carlos Mário de Moraes, celebra o avanço da feira e o impacto econômico do setor, destacando que esta edição chega “maior, mais robusta e com foco absoluto em resultados”.

“Nosso tema traduz o caráter dinâmico de uma cadeia que gera trabalho, renda e identidade para Minas e para o Brasil. Crescemos 89% em relação à edição de abril de 2025 e só de estandes, saltamos 54%”, detalha Moraes.

Corredor de pronta entrega é novidade na edição

Uma das grandes novidades desta edição é a ampliação do segmento de pronta entrega. O evento estruturou um corredor exclusivo com 28 marcas, do infantil ao adulto, oferecendo aos lojistas peças de coleções atuais disponíveis para compra imediata.

“O comprador pode realizar pedidos da próxima temporada e, ao mesmo tempo, completar o mix com peças da coleção atual. É uma solução que qualifica o fornecimento do lojista e acelera o giro das marcas. É uma solução que qualifica o fornecimento do lojista e acelera o giro”, diz.

Rafael Paes, presidente da Associação Mineira das Empresas de Moda (Amem); Rogério Vasconcellos, presidente do Sindvest-MG; Carlos Mário de Moraes, presidente em exercício da Fiemg; Afonso Rocha, diretor superintendente do Sebrae Minas; Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindijoias
Foto: Divulgação Fiemg/Play P

O novo formato atende a um pedido recorrente do varejo. “A pronta entrega tem um diferencial estratégico, capaz de gerar mais oportunidades de negócios, sofisticação, autenticidade e inovação”, afirma o presidente da Associação Mineira das Empresas de Moda (Amem), Rafael Paes.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Sindivest-MG), Rogério Márcio Vasconcelos, destaca a importância da pronta entrega. Ele ressalta que, com a rapidez do mercado atual, o lojista busca o produto de imediato e o Minas Trend agora consegue contemplar tanto o pedido (próxima temporada) quanto a pronta entrega.

“Hoje o empreendedor tem medo de arriscar e procura produtos imediatos. A pronta entrega tem crescido muito, e unir esse formato com o de pedidos é essencial para fortalecer o setor”, pontua.

O mix de expositores está mais qualificado, abrangendo vestuário feminino (incluindo moda festa, casual, íntima, praia, fitness e couro), bolsas, calçados, joias, bijuterias e o setor infantil com o Minas Trend Kids, que está em sua quarta edição.

“Essa edição marca o retorno do segmento infantil, que vem crescendo muito. Também estamos trazendo o grupo de marcas de pronta entrega, uma mudança fundamental na forma de comercialização”, ressalta o presidente do Sindvest-MG.

Sebrae participa do Minas Trend com apoio às micro e pequenas empresas

O Sebrae Minas participa de todas as 34 edições do Minas Trend e tem um papel fundamental no evento, com foco em inovação, capacitação e acesso ao mercado para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

“Normalmente, as pequenas empresas, isoladamente, têm pouco acesso a eventos dessa grandeza. E é importante não só trazer as pequenas empresas para cá, mas trazer preparadas”, explica o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Nesta edição, o Sebrae Minas trouxe 40 micro e pequenas empresas de diversas regiões do Estado como Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas e Triângulo Mineiro, com o objetivo de promover inovação e crescimento dos pequeno negócios.

“Aqui, essas empresas conhecem inovação, novas tecnologias e tendências, e ganham um salto de qualidade em seus negócios”, destaca Rocha.

Jaqueline Chaves, dona da marca de joias, JacDesign
Jaqueline Chaves, dona da marca de joias, JacDesign – Foto: Diário do Comércio / Ana Paula Moreira

Uma das empresas trazidas pelo Sebrae é a JacDesign, da Jaqueline Chaves. A empresa de Betim tem apenas cinco anos e marca presença no Minas Trend pela terceira vez.

“Participar do Minas Trend é uma oportunidade única. Fiz o programa Minas Moda Autoral que mudou a forma de enxergar meu negócio. Essa parceria foi fundamental, especialmente com o Sebrae nos apoiando em um evento deste porte”, relata Jaqueline Chaves.

Moda autoral e crescimento de pequenas marcas

A moda mineira é um diferencial competitivo do Estado, segundo Rogério Márcio Vasconcelos. O setor de moda é o segundo maior empregador do País, perdendo apenas para a cadeia alimentícia.

Neste contexto, o Minas Trend é visto como uma vitrine e um instrumento de política industrial setorial. Proprietários de marcas destacam a importância do evento para o crescimento e visibilidade dos negócios.

“É muito positivo. A edição anterior já foi muito importante e significativa na história da minha empresa, então a expectativa é grande. Espero que venha muita gente que veja a moda autoral com esse olhar, com esse diferencial. Eu tenho uma expectativa de aumento de 20% a 30% nas vendas”, conta Jaqueline Chaves.

Raquel de Queiroz, dona da marca de mesmo nome, de Uberlândia, no Minas Trend
Raquel de Queiroz – Foto: Diário do Comércio / Ana Paula Moreira

Raquel de Queiroz, proprietária de marca de vestidos de festa do mesmo nome, participa pela 16ª vez da feira e destaca que expectativa de crescimento nas vendas para esta edição é de pelo menos 15%.

“Desde que estive aqui pela primeira vez consegui mostrar o meu trabalho para o Brasil e para o mundo. Este evento tem uma importância gigantesca na minha empresa”, ressalta a proprietária da marca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O Minas Trend também é uma ótima vitrine para marcas de fora do Estado. A criadora da marca fitness Severa, de Alagoas, Vanessa Severo, participa pela sétima vez e credita ao evento a expansão de sua empresa para além do Nordeste. Ela relata que a marca “só tem evoluído” desde que começou a participar.

“O Minas Trend me deu visibilidade e notoriedade. Hoje temos clientes de vários estados e até do exterior. As expectativas estão altas e o primeiro dia já está superando tudo”, conta.

Setor de joias espera R$ 7 milhões em vendas

Foto: Sebastião Jacinto Júnior/Fiemg

O segmento de joias também está otimista. O presidente do Sindijoias-MG, Murilo de Paula Graciano, ressaltou a importância do evento para materializar a trilha de capacitações de seus associados e aproveitar os recursos minerais de Minas Gerais.

“Nosso Estado carrega as minas no nome. Trazer o potencial mineral para dentro da moda é valorizar o que Minas tem de mais autêntico Esperamos bater a casa dos R$ 7 milhões em vendas no nosso segmento”, declara.

A feira também é uma plataforma de conteúdo, oferecendo desfiles, capacitação para lojistas e palestras abertas ao público, com destaque para temas como inteligência artificial aplicada à moda.

O Minas Trend é uma realização da Fiemg (por meio de suas entidades Sesi e Senai), com apoio Master do Sebrae Minas e patrocínio da Codemge e do Governo de Minas Gerais.

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