Propósito tem grande importância no universo dos negócios

Cases próprios de sucesso no universo do branding com marcas de peso no mercado brasileiro, como Riachuelo, Instituto Avon, Giraffas, Caedu, Aegea, Sintel e J. Macêdo, movem Cecília e Jaime Troiano, da TroianoBranding, a publicarem o novo livro “Qual é o seu Propósito? A energia que movimenta pessoas, marcas e organizações no século 21” (R$ 60), pela editora CLA. O livro que compartilha suas experiências e a metodologia proprietária Rota do Soul estará disponível nas melhores livrarias do País, como importante bússola para executivos, acadêmicos, profissionais da comunicação e entusiastas do assunto.
“É a energia de um propósito que movimenta pessoas, marcas e organizações no século 21”, afirmam os autores Cecília e Jaime Troiano. Na intersecção entre os talentos da companhia e as necessidades da sociedade, está o propósito. Esse propósito é o que deve guiar a empresa entre os movimentos do mercado e os fundamentos da mesma em um processo de autodescoberta.
No processo de autodescoberta, entra em ação a metodologia Rota do Soul, tecnologia que auxilia organizações e profissionais a resgatarem e potencializarem seus propósitos, dividida em três partes:
Na Etapa Soul é proposta uma escavação pelas origens da empresa e de seus fundadores, seguida pela identificação das características que tornam a organização singular e suas vocações. O resultado dessa investigação é então cruzado com as demandas da sociedade para se identificar o propósito;
Com o propósito da organização revelado, a Etapa Soul busca a síntese desse valor em uma única frase, capaz de expressar os talentos da marca. Essa frase ganha corpo na forma de um texto, o manifesto, com objetivo de inspirar as pessoas;
A Etapa Soul procura disseminar o propósito descoberto por meio de ações que ativem esse valor, junto a diferentes stakeholders, dentro e fora da empresa. É necessária também a busca por embaixadores, os colaboradores de maior afinidade com a organização, e a elaboração de materiais internos para a empresa, com um vídeo-conceito.
Durante a leitura, toda a Rota do Soul é exemplificada dos primeiros passos até a implementação com o auxílio de cases da TroianoBranding, que demonstram de forma concreta o raciocínio. Para auxiliar os leitores a aplicarem essa metodologia em suas organizações, cada capítulo se encerra com exercícios práticos, que podem ser preenchidos em página virtual aberta via QR Code, o que permite o compartilhamento do livro.
Abrindo e compartilhando o método, os criadores Cecília e Jaime Troiano se alinham as demandas da sociedade na Era da Informação, permitindo novas leituras e inclusões. “Nos nossos tempos, a verdadeira propriedade intelectual é a percebida quando se é autoridade no tema, não a imposta e nem a da propriedade formal”, comentam os escritores. Inclusive, os valores referentes aos direitos autorais serão revertidos para a organização social Junior Achievement Brasil.
“Cada vez mais queremos estar ao lado de pessoas, marcas e empresas que olhem para seus negócios e carreiras como geradores de valor social. Saber que podemos vender produtos, ofertar serviços ou servir pessoas de modo que toda a cadeia se beneficie”, concluem os autores sobre a Rota do Soul. (Da Redação)
FICHA TÉCNICA
Qual é o seu Propósito?
CLA Editora
Autores: Cecília Troiano e Jaime Troiano
152 páginas
Preço sugerido: R$ 60
Ouça a rádio de Minas