PsicoManager fecha 2020 em alta e investe em novidades

Lançar soluções e funcionalidades para o setor de saúde tem sido o caminho de crescimento de muitas healthtechs na pandemia. Essa foi a estratégia adotada pela PsicoManager, startup sediada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Desde 2015 dedicada à gestão de consultórios e clínicas de atendimento psicológico, a plataforma lança, agora, um conjunto de “soluções terapêuticas”.
De acordo com o CEO da PsicoManager, José Guilherme Honorato, a empresa registrou em 2020 o crescimento de 120% em relação ao ano anterior. Com 3 mil assinantes e 20 mil usuários, chegando à média de 150 novas assinaturas por mês.
Agora, a expectativa é chegar a 5 mil assinantes em 2021.
“A Covid-19 mexeu com a saúde mental de grande parte da população e fez muitas pessoas recorrerem a esse tipo de tratamento para conseguir conviver com a crise e seus efeitos no emocional, aumentando consideravelmente os atendimentos com psicólogos que, por sua vez, precisaram buscar novas tecnologias para se organizar. Começamos criando uma Sala Virtual integrada à plataforma. A partir dela ouvimos as necessidades dos nossos clientes e juntamos o time para criar soluções que pudessem ficar dentro da própria PsicoManager, tornando a vida dos psicólogos mais fácil”, explica Honorato.
Em 2021, a PsicoManager está investindo na implementação de novas funcionalidades na plataforma, como o uso de Inteligência Artificial para ajudar no diagnóstico de pacientes.
Outra novidade serão recursos terapêuticos on-line como jogos, que ajudarão, especialmente, crianças e adolescentes a tratar a saúde mental. Isso possibilitará um maior engajamento do paciente no tratamento.
Novos serviços financeiros da PsicoManager
“Este ano nosso foco fica em torno desse novo módulo de ‘serviços terapêuticos’. E, além disso, temos alguns projetos paralelos. Vamos lançar uma corporate venture. Nós mesmos vamos investir em projetos da área de saúde mental, criando um fundo para captar investimentos para startups em estágio inicial, especialmente na nossa região. Para o segundo semestre, estamos fechando parcerias com fintechs para criar o Psicobank. Nele, o psicólogo vai poder fazer todas as transações bancárias dentro da própria plataforma. Com a chegada do open banking esse tipo de demanda vai crescer bastante”, avalia Honorato.
Portanto, na lista de lançamentos para antes do fim do ano, está a moeda virtual PsiCoin, adquirida por meio de gamificação. Esse recurso dará descontos em vários serviços da plataforma voltados para o psicólogo.
Para cumprir todo esse planejamento, porém, a empresa enfrenta o mesmo desafio que a maioria das outras startups: a falta de mão de obra especializada.
“A pandemia fez com que a escassez de profissionais, especialmente programadores, se tornasse ainda mais grave. Como solução estamos buscando mão de obra fora da cidade, já contratamos remotamente um profissional em Uberaba (na mesma região) e vamos manter essa estratégia. Ao mesmo tempo, eu próprio assumo parte desse trabalho para não deixar que os prazos não sejam cumpridos”, afirma o CEO da PsicoManager.
A PsicoManager também possui planos grátis para estudantes de Psicologia. Para saber mais, acesse o portal on-line da empresa (clique aqui).
Ouça a rádio de Minas