PUC Minas é a primeira a ter homologação da Anac para curso de manutenção aeronáutica

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu certificado de homologação do hangar do Campus São Gabriel da PUC Minas para a oferta do curso de manutenção aeronáutica. Com a certificação, a instituição se torna a primeira universidade do Brasil a ter esse curso homologado junto à Anac, passando a ser reconhecida como um Centro de Instrução de Aviação Civil (Ciac).
Com a homologação, o Centro de Treinamento Aeronáutico (CTA) instalado no hangar do Campus São Gabriel, em Belo Horizonte, deve oferecer no 1º semestre de 2025, o curso tecnólogo de manutenção de aeronaves, além dos já ofertados cursos de graduação e pós-graduação em engenharia aeronáutica.
O coordenador do curso de engenharia aeronáutica, o professor Luis Henrique Santos, destaca que a homologação é de extrema importância porque “o Ciac está alocado no eixo de aeronáutica da PUC Minas, isto é, a homologação beneficiará todos os cursos da área ofertados pela Universidade, nos inserindo na indústria aeronáutica como uma instituição reconhecida pela Anac”.
Para ele, a homologação representa uma elevação de status da universidade dentro do setor aeronáutico. “As empresas e instituições aeronáuticas, tanto no País quanto no mundo, entendem que cursos que passam pela homologação e pelo reconhecimento do Ciac são cursos de alto nível”, observa.
A homologação da universidade deve contribuir para a concretização de parcerias com empresas e instituições do setor de aviação, que poderão participar mais ativamente das atividades no centro de treinamento.
De acordo com o pró-reitor adjunto do Campus São Gabriel, professor Tarcísio José de Almeida, a presença das empresas na universidade abre um novo campo de possibilidades para os estudantes. “As empresas apresentarão muitas sugestões de projetos de conclusão de curso e de iniciação cientifica, com estudo de problemas específicos nas mais diversas áreas.
Através das atividades acadêmicas, os alunos poderão realizar projetos e aprender a solucionar problemas na prática. Isto é importante não só para a empresa, mas também para nós, porque vai oferecer ainda mais oportunidade para os nossos alunos se inserirem no mercado”, destaca.
Ouça a rádio de Minas