Qesh fomenta pequenos negócios

Com o objetivo de fomentar a economia local, a fintech Qesh lança contas digitais com tecnologia que integra três itens fundamentais para os pequenos comerciantes, principalmente no atual cenário de restrições de funcionamento devido a pandemia do coronavírus: delivery, loja on-line e cashback, transformando estabelecimentos em lojas virtuais com a mesma tecnologia que possuem as grandes redes varejistas.
“Por meio do aplicativo, com nossa plataforma com tecnologia integrada, os comerciantes podem vender seu produto on-line, entregar na casa do consumidor com a opção do delivery e fidelizar os clientes com os ‘Conto de Réis’, nome que demos ao cashback, que devolve parte do valor da compra, sistema que segue como forte atrativo para o consumidor”, destaca o fundador e CEO da Qesh, Cristiano Maschio.
Segundo um relatório da XP Investimentos, divulgado em fevereiro deste ano, a expectativa para 2021 é de um crescimento superior a 32% nas vendas on-line, sendo que parte desse crescimento do comércio virtual está ligado aos serviços financeiros oferecidos pelas empresas, como o cashback.
Em seu pré-lançamento, a tecnologia da Qesh será a base do projeto científico do professor e economista Luiz Carlos Barnabé de Almeida, idealizador do Banco Digital Sustentável. Já o lançamento será a implementação no Guarujá, Litoral Sul de São Paulo, denominado de “Guaru Digital”. E, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), a Qesh também está desenvolvendo contas digitais para moradores e empresários das cidades mineiras de Itabirito, Ouro Branco, Congonhas, Nova Lima, Ouro Preto, Moeda, Belo Vale, Jeceaba, Rio Acima, Mariana, Conselheiro Lafaiete e Santa Bárbara. Também está prevista a implantação da tecnologia em 12 Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) e em 16 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs).
Por que “Conto de Réis”? – Como as cidades de Mariana, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto e Nova Lima estão localizadas próximas à Serra da Moeda, Minas Gerais, que, segundo estudiosos, teria abrigado a primeira fábrica de dinheiro no Brasil, ainda nos tempos de colônia, a Qesh optou por nomear o cashback como “Conto de Réis”, nome dado ao equivalente a mil “réis”, moeda que circulou no Brasil entre os anos de 1889 e 1942.
“Os Contos de Réis adquiridos pelos consumidores em Ouro Branco só podem ser utilizados em Ouro Branco, e isso também vale para os demais municípios mineiros ligados à Adesiap. Futuramente, a ideia é que esses Contos de Réis possam ser utilizados entre as cidades unidas pela Adesiap, entidade que promove o crescimento e o desenvolvimento, apoiando empreendedores, empresários e o cidadão comum”, finaliza Cristiano Maschio.
Ponto de partida – A Qesh foi idealizada no Vale do Silício e na Índia, mas criada no Brasil. Fundada em 2019 e acelerada pela Visa, a TechFin desenvolve ecossistemas financeiros que permitem um ganho em todas as escalas da jornada do cliente.
Com base em sistemas de Banking as a Service e Bank as a Platform, a fintech é capaz de transformar negócios em smart money. Apenas em 2020, a Qesh criou 22 bancos digitais e se tornou parceira estratégica do Banco Votorantim na criação de soluções bancárias digitais. Em 2021, a meta da empresa é captar 80 novos bancos, passando para mais de 100 operações até o final do ano.
Neste ano, a empresa também incrementou sua base de tecnologia de Bank as a Platform, ofertando uma linha completa de crédito, tanto com foco em pessoa física, como cartões de crédito, crédito pessoal e financiamento de veículos, como para pessoa jurídica, como antecipação de recebíveis, crédito consignado e financiamento de energia solar fotovoltaica.
Ouça a rádio de Minas