Negócios

Qual o propósito da sua marca?

Qual o propósito da sua marca?

Com o objetivo de diminuir os impactos socioambientais, incentivar um pensamento e, consequentemente, um comportamento mais alinhado à sustentabilidade com relação às opções existentes, o consumo consciente questiona a necessidade da compra, especialmente de itens novos, e apresenta alternativas com consequências menos negativas.

Neste caminho, buscar informações, comparar opções e priorizar marcas comprometidas com políticas e práticas sustentáveis, contribui para o desenvolvimento da nova economia focada em gerar impactos positivos. Consumir é algo inerente à existência dos seres humanos, que buscam evoluir por meio de experiências e satisfação das necessidades de relacionamentos sociais, estima e realização pessoal, de acordo com a Pirâmide de Maslow. Assim, entender que o meu bem-estar e desenvolvimento individual não podem prejudicar as pessoas ao meu redor, a sociedade e o meio ambiente, são premissas básicas para combatermos os problemas que assolam o planeta no presente e que podem impedir a existência das próximas gerações. Empreender e fomentar negócios sustentáveis não é tarefa simples, mas traz benefícios e retorno satisfatório a médio e longo prazo. Trago aqui então a provocação: por que sua marca existe? Do que as pessoas sentiriam falta se sua empresa fechasse as portas?

Propósito maior é um dos pilares do Capitalismo Consciente e busca em sua essência despertar nas empresas a compreensão de que elas devem existir por um motivo que vá além da geração de lucro. Para tudo na vida há um significado e uma razão de ser. Mais do que aspiracional, estas questões, estudadas há tantos anos pelos filósofos patronos do existencialismo, são profundamente atuais e devem ser discutidas e relembradas diariamente pelas empresas, com práticas reais. No mundo globalizado, onde bens e serviços são cada vez mais similares e de fácil acesso em qualquer lugar, as pessoas estão se tornando adeptas do pensamento “não é preciso ter para ser”, e buscam marcas que possuam valores que vão ao encontro do que é importante em suas vidas. Posicionar-se claramente e ir além de promessas rasas, gerando resultados visíveis e concretos e disseminando informações que agregam valor à vida das pessoas, são as atitudes que os consumidores esperam das empresas. Tudo isso pode ser apresentado através de canais de comunicação e campanhas publicitárias com informações e dados relevantes sobre as causas que a organização escolheu priorizar. Hoje, uma marca autêntica tem mais do que um discurso politicamente correto, ela realiza ações amarradas com suas crenças, cria políticas e boas práticas que permitam um ambiente de trabalho saudável e promissor, prioriza o relacionamento com todos os stakeholders e olha com atenção para os impactos que gera, conquistando deste modo bons resultados, lucro e benefícios para todos os envolvidos.

Algumas empresas nascem pela simples vontade de seus fundadores de ganhar dinheiro. Porém, outras empresas nascem de sonhos por um mundo melhor, idealizadores que têm vontade de construir algo que possa fazer a diferença para a sociedade. Mesmo as empresas do primeiro tipo podem a qualquer momento refletir sobre sua atuação e despertar para um recomeço e legado maior.

Conforme citado no relatório da Wolf Ollins “100 marcas conscientes”, os consumidores dão mais ênfase a valores como Sustentabilidade, Igualdade Social, Ativismo Autêntico, Diversidade e Inclusão – e eles têm uma expectativa maior por ações do que apenas palavras das empresas. Aquelas com um propósito claro e bem definido são as que permanecerão fortes, independentemente de qualquer crise, pois desenvolvem uma relação de troca mútua com seus clientes, que vai além da comercial. Este tipo de cliente é chamado de brand lover, uma categoria de consumidor que se envolve profundamente com suas marcas preferidas, nutrindo sentimentos positivos por meio das experiências que vivenciam com elas, que vão além de modismos ou o lançamento de novidades.

Com a certeza de que este novo modelo de gestão de negócios, com marcas guiadas por ideais e um propósito maior, é um caminho promissor que recompensa todos os envolvidos, eu e os demais membros do Instituto Capitalismo Consciente buscamos promover este movimento criando parcerias, conexões e um círculo virtuoso que priorize a solidariedade, a prosperidade e o cuidado com todos os seres vivos e o meio ambiente.

E a sua marca, já está preparada para contribuir com esta jornada?

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas