Negócios

Qualifica Cursos abre vertical para atender empresas

A funcionalidade permite atender empresas de pequeno e médio portes que queiram fazer treinamentos de suas equipes de forma remota
Qualifica Cursos abre vertical para atender empresas
Agora, pós-pandemia, o mercado está preparado para a educação a distância no Brasil, afirma Gabriel Silva | Crédito: Regiane Avelar

Criado em 2013 e desde então promovendo a qualificação de profissionais, o aplicativo mineiro Qualifica Cursos abre uma nova vertical em 2023: o atendimento a empresas. A funcionalidade permite que a plataforma atenda empresas de pequeno e médio portes que queiram fazer treinamentos de suas equipes de forma remota.

De acordo com o cofundador e diretor de Produto da Qualifica Cursos, Gabriel Silva, a pandemia modificou a realidade dos treinamentos corporativos, assim como a educação no geral. A impossibilidade do encontro presencial fez com que boa parte delas passasse a admitir a formação remota e buscasse ferramentas e parceiros capazes de promover treinamentos, capacitações e educação continuada para novos colaboradores e equipes já estabelecidas.

“Nesse período as empresas tiveram que descobrir como treinar as equipes. Observando essa realidade, ao longo do ano passado, desenvolvemos vários experimentos e verificamos que podíamos aproveitar a nossa experiência no B2C para ajudar as empresas a treinar quem já está dentro delas. Agora o mercado está preparado para a educação a distância”, explica Silva.

Um ponto importante nesse trabalho junto às pequenas e médias empresas é a própria construção da trilha de conhecimento para os colaboradores. A ideia é que elas aproveitem os profissionais com as soft skills mais desenvolvidas para ampliar os conhecimentos técnicos de maneira contínua, tornando o processo cada vez mais assertivo e barato.

“O desafio de desenvolver profissionais para áreas muito demandadas é que esse pode ser um processo longo. O nosso processo traz profissionais mais baratos porque não se paga pela urgência indo ao mercado, construindo um caminho de autodesenvolvimento constante. Focamos nas empresas de pequeno e médio portes e que estão nesse caminho de construir o processo de treinamento corporativo. Por elas estarem começando, é onde vejo o maior impacto. Criamos um plano de desenvolvimento para os colaboradores junto com os clientes. O método micro learn desenvolve o aprendizado por módulos curtos, com vídeos com menos de 10 minutos. Também desenvolvemos uma ferramenta para as empresas criarem os seus próprios cursos e uma inteligência artificial para sugerir para o aluno a sua trilha de cursos”, destaca.

A plataforma possui MBA e mais de 170 conteúdos desenvolvidos para as necessidades atuais e futuras do mercado. As aulas ultrapassam a marca de 2.500, estando no portfólio de serviços das grandes operadoras como Oi, Claro e Vivo, além de mais de 300 provedores de internet e grandes empresas, como Magalu, Alelo e Banco do Brasil.

Para dar suporte ao crescimento da empresa sem nenhum investidor externo, a opção foi Stock Options – transformar colaboradores em sócios – com 13 líderes na operação para driblar a competitividade através do ecossistema societário.

“Focamos muito, nos últimos anos, em desenvolver uma cultura organizacional forte, trazer pessoas que se conectam com o nosso propósito, desenvolver os hábitos de feedbacks, autodesenvolvimento e uma política clara de desenvolvimento de carreira. Temos um corpo de líderes desenvolvido internamente e viraram acionistas que nos ajuda muito a fortalecer essa cultura. Com isso, conseguimos atrair e reter talentos até de fora do Brasil”, pontua o diretor de Produto da Qualifica Cursos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas