Negócios

Quarenta e três empresas e startups disputam o MOVX

Quarenta e três empresas e startups disputam o MOVX
As melhores propostas poderão resultar em parceria e relacionamento comercial entre as partes, diz Rodrigo Lara | Crédito: Divulgação

As inovações tecnológicas estão transformando diversos segmentos da economia. Desta vez, o transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) também poderá ser beneficiado. Terminou ontem o prazo para startups e empresas de base tecnológica se inscreverem no MOVX, um programa de busca de soluções para a mobilidade urbana da Capital e de 33 municípios ao redor.

Trata-se de uma iniciativa do Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus de Belo Horizonte (Transfácil) e do Consórcio Ótimo de Bilhetagem Eletrônica. Lançado no fim de setembro, o programa recebeu 43 inscrições.

De acordo com o diretor da Transfácil, Rodrigo Lara, participam do processo startups e empresas inovadoras com soluções prontas para implementação. Segundo ele, as contribuições podem se concentrar em várias áreas do setor, desde novos modelos de negócio a tecnologias voltadas para sistemas de informação aos clientes, novos meios de pagamento, segurança do cliente ou mesmo inovações disruptivas capazes de moldar o transporte público do futuro.

Para isso, no primeiro ciclo, foram apresentados os seguintes desafios: Novas formas de pagamentos para acessar o transporte coletivo; Novos negócios e novas fontes de receita; e Pandemia.

“O objetivo é promover a colaboração entre os consórcios e empresas de base tecnológica para melhorar a mobilidade urbana das cidades e proporcionar melhores experiências aos usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte e RMBH”, explicou.

Conforme o diretor, a própria crise sanitária causada pelo novo coronavírus e outros problemas comumente enfrentados pelo setor despertaram os consórcios para a necessidade de buscar soluções rápidas. Por isso, todo processo está sendo realizado 100% on-line e as melhores propostas poderão resultar em parceria e relacionamento comercial entre as partes.

“Nossa intenção é fazer outras rodadas, porque precisamos de novas ideias para dar fôlego ao funcionamento do sistema”, justificou.

Agora, a próxima fase será a pré-seleção das empresas e termina no próximo dia 23. Depois haverá uma rodada de pitch on-line, no dia 26 de outubro e os selecionados serão conhecidos o dia seguinte (27). Já os projetos pilotos serão iniciados em 28 de outubro e os aprovados serão conhecidos no dia 30 deste mês.

“A ideia é executar algum deles até o fim deste ano. Mas tudo ainda vai depender do andamento das próximas etapas e também do comportamento da curva epidemiológica, em função da pandemia”, revelou Lara.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas