Negócios

Quase 70% dos MPEs têm renda de até dois salários mínimos

Segundo o Sebrae, esse rendimento pode avançar à medida que os empreendedores buscam se qualificar
Quase 70% dos MPEs têm renda de até dois salários mínimos
Pesquisa inédita do Sebrae mostra que o empreendedorismo representa uma porta para garantir emprego e renda no País | Crédito: Adobe Stock/Sebrae

Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que no País, 29 milhões de empreendedores, ou seja, 68%, possuem renda de até dois salários mínimos. Segundo os dados, para a maioria dos que empreendem, ter o próprio negócio, representa uma conquista, pois permite o sustento e a viabilização de oportunidades.

O levantamento do Sebrae se baseia nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do 2º trimestre deste ano e apurou que quase 20 milhões de empreendedores de micro e pequenos negócios faturam mensalmente até dois salários mínimos.

A pesquisa retrata também que o rendimento aumenta à medida que o empreendedor se qualifica. Neste sentido, o presidente da entidade, Décio Lima, afirma que, por meio de capacitação e aprendizados, os empresários têm a oportunidade de ampliar seu mercado e melhorar seus resultados. “O Sebrae, como parceiro nessa missão, procura formar empreendedores ao longo de suas trajetórias, promovendo ações consistentes e contínuas”, diz.

Lima também ressalta a importância das atividades conduzidas por MPEs para a economia brasileira. Segundo ele, os empresários de pequenos negócios são um universo de formiguinhas que não cansam e movimentam bairros, comunidades, municípios e movem o País. Atualmente, os pequenos negócios representam 95% das empresas ativas do País e contribuem com 30% do Produto Interno Bruto (PIB). “São imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida. Fazem a economia girar”, ressalta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Apesar dos desafios enfrentados, o empreendedorismo mostra-se como uma alternativa viável, especialmente considerando que o negócio pode começar pequeno com a perspectiva de crescimento e criação de escala. O rendimento de até 2 salários mínimos reflete a realidade da grande maioria dos empreendedores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas