Quase 90% das micro, pequenas e médias empresas já adotam práticas

A maioria das micro, pequenas e médias empresas (MPEs) do País já incorporou práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) aos negócios, conforme estudo da Serasa Experian. No entanto, apenas um terço dos empreendimentos possui conhecimento sobre a agenda ESG. A constatação levanta questões sobre a efetividade dessas práticas e a necessidade de uma conscientização mais ampla.
No pilar “Governança”, que envolve boas práticas de gestão e normas éticas, 66% das empresas já atuam, enquanto 43,8% priorizam investimentos na área. Dentre elas, 45,35% possuem canais internos de denúncias e 44,5% têm uma pessoa ou fornecedor responsável pela investigação de denúncias recebidas. No entanto, ainda há espaço para aprimoramento na transparência e prestação de contas ao mercado, já que apenas 29% reportam relatórios.
Quanto ao pilar “Social”, que abrange responsabilidade social, como respeito às leis trabalhistas, diversidade e direitos humanos, apenas 40,9% atendem aos requisitos da legislação trabalhista. Salários justos (25,4%) e benefícios básicos (21,8%) são oferecidos em menor escala. Ainda há desafios, no entanto, a serem enfrentados em relação à diversidade. Um total de 54% dos entrevistados consideram escassas as iniciativas para aumentar a representatividade. Dentre as iniciativas, consideram as contratações de pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e de pessoas que se autodeclaram pretas.
Na agenda ESG, ações e métricas ambientais são as que mais possuem adesão
No pilar “Ambiental”, relacionado à sustentabilidade e meio ambiente, as MPEs afirmam adotar práticas como consumo consciente de energia (75,2%), água (64,2%) e redução de resíduos (71%). No entanto, menos da metade mensura essas ações com metas e indicadores (41,3%), e apenas 29% reportam seus esforços ao mercado.
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Micro, pequenas e médias empresas têm interesse em aprender sobre ESG
Embora a maioria das MPEs reconheça o impacto positivo das práticas ESG na competitividade empresarial, o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero, reforça que muitos empreendedores possuem um conhecimento superficial sobre o tema. Ainda assim, eles demonstram disposição para adotar tais práticas, o que evidencia a crescente conscientização sobre a importância de considerações ambientais, sociais e de governança na estratégia corporativa.
“A adoção dessas práticas podem impulsionar o empreendedor, permitindo que ele tenha diferencial competitivo, assuma com confiança sua jornada de gestão e acelere seus negócios, já que cada vez mais empresas demandam o cumprimento de padrões mínimos de ESG para fechar parcerias com seus fornecedores”, diz.
Empresas do Nordeste e do Sudeste se destacam
Sobre esses pontos, o estudo revela que as regiões Nordeste e Sudeste possuem maior compreensão sobre os pilares ESG, representando 38,8% e 34,7%, respectivamente. Além disso, as médias empresas se destacam como aquelas com maior conhecimento sobre o assunto, somam 56,3%, informa a pesquisa.
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