Negócios

QuintoAndar começa a testar compra e venda de imóveis em São Paulo

QuintoAndar começa a testar compra e venda de imóveis em São Paulo
Crédito: QuintoAndar/Divulgação

O QuintoAndar, imobiliária digital que está redesenhando o mercado brasileiro de aluguel, começa a testar o segmento de compra e venda de residências. Inicialmente a companhia vai operar no mercado direto ao consumidor em algumas regiões da cidade de São Paulo, trazendo mais transparência e menos burocracia para elevar a liquidez dos imóveis e a segurança das transações.

O QuintoAndar também vai aproveitar a entrada nesse mercado para refinar um modelo de atuação em conjunto com imobiliárias parceiras em compra e venda. O sistema de parcerias ajuda a otimizar a operação e complementar a proposta de valor das imobiliárias tradicionais, que passam a incorporar a tecnologia e vantagens competitivas do modelo criado pelo QuintoAndar.

O processo de compra e venda é uma experiência frustrante e burocrática, como era o aluguel antes do surgimento do QuintoAndar. Vender um imóvel leva, em média, 480 dias no Brasil. A falta de informações de qualidade sobre a situação legal da propriedade, assim como a dificuldade em obter toda a documentação correta são problemas comuns que atrasam todo o processo. Considerando apenas os gastos com IPTU e condomínio, o prejuízo para o vendedor pode passar de R$10 mil por ano – sem contar gastos com manutenção e limpeza.

“Vamos usar nosso conhecimento em tecnologia e dados para trazer a mesma experiência positiva do aluguel para o segmento de compra e venda”, diz Gabriel Braga, cofundador e CEO do QuintoAndar. “Nossa missão é melhorar o processo de encontrar uma casa para morar, e vamos sempre testar novas formas de tornar isso realidade”.

Apoiado no grande volume de dados de mercado, o QuintoAndar pode oferecer a compradores e vendedores informações de qualidade, aumentando a transparência e agilizando as fases de busca e negociação. Além disso, um time de especialistas apoia os clientes durante as principais etapas do processo, verificando toda a documentação do imóvel e auxiliando na busca pelas melhores opções de financiamento.

Assim como no modelo de aluguel, todas as fotos dos anúncios são profissionais e sem custo para o vendedor, e a marcação de visitas e negociação são feitas digitalmente, de qualquer lugar, a qualquer hora.

O teste começa por São Paulo e, gradualmente, será levado a outras regiões. A partir do dia 2 de dezembro, proprietários podem cadastrar seus imóveis no QuintoAndar e, no início de janeiro, compradores já poderão acessar a plataforma para buscar imóveis e marcar visitas.

Parceria com imobiliárias tradicionais – O QuintoAndar vem desenhando o modelo para o segmento de compra e venda pensando também em parcerias com imobiliárias tradicionais. Como fez no segmento de locação, a companhia vai abrir sua plataforma para as parceiras. A iniciativa vai multiplicar oportunidades de negócios para ambas, unindo a força do modelo do QuintoAndar ao conhecimento de mercado, capilaridade e experiência no atendimento presencial das imobiliárias. (Da Redação)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas