Negócios

Ramacrisna inaugura em Betim espaço inovador

Ramacrisna inaugura em Betim espaço inovador
A expectativa é de que o projeto Fab Lab Ramacrisna beneficie diretamente cerca de 250 crianças e jovens | Crédito: Divulgação

O Instituto Ramacrisna inaugura hoje, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um espaço inovador de fabricação digital voltado para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Dotado de impressoras 3D, óculos de realidade virtual, Router CNC Corte a Laser, tablets, computadores e kits lego, o Fab Lab Ramacrisna poderá contribuir não apenas para o conhecimento e profissionalização dos beneficiário do Instituto, mas também despertar o interesse pelo empreendedorismo.

Este será o quarto laboratório de inovação localizado em Minas Gerais – os outros três estão em Belo Horizonte – e o primeiro em uma zona rural. No Brasil, os espaços já chegam a 26.

A vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro, ressalta que a iniciativa visa promover a qualificação profissional de jovens e adultos. A inclusão digital de crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental de escolas públicas, por meio do aprendizado de programação e conhecimentos básico e intermediário de tecnologia também está no radar.

“A inserção tecnológica potencializa o aprendizado e o acesso ao mercado de trabalho. Muitas escolas públicas e privadas e até universidades não possuem uma estrutura como essa. Estamos muito felizes por contar com equipamentos de ponta, graças a importantes parcerias. Vamos levar inclusão, inovação e tecnologia para além das fronteiras regionais, sociais e econômicas”, resume.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo Solange Bottaro, o Fab Lab Ramacrisna oferecerá o que há de mais moderno e avançado em tecnologia; haverá também ferramentas e materiais para produção rápida de objetos por meio da prototipagem. Para isso, o espaço conta com seis impressoras 3D, cinco óculos de realidade virtual e uma Router CNC Corte a Laser, 18 tablets, computadores e oito kits lego para a prática da Robótica Educacional.

A proposta é que o laboratório de inovação se torne um centro de atividades contínuas, permitindo a inclusão digital e a qualificação profissional do público. O espaço de 500 metros quadrados possui mobiliário novo, iluminação e ventilação adequados, além de visual colorido para encantar os alunos, instrutores e visitantes. Os equipamentos foram instalados de forma a facilitar seu manuseio com segurança e conforto.

Conhecimento e Democratização

Com concepção diferente dos Fab Labs que surgiram no meio acadêmico, o Fab Lab Ramacrisna vai permitir a democratização e o compartilhamento das ferramentas de edição e criação. Com isso, o projeto quer transformar os beneficiários da organização em executores dos processos de desenvolvimento.

O Fab Lab vai permitir ainda uma troca horizontal de saberes, com interdisciplinaridade, cooperação, compartilhamento e aprendizagem, através da prática do “Yourself” – Faça você mesmo.

Empreendedorismo

A administradora do Instituto acredita que esses equipamentos irão possibilitar a abertura de novos cursos profissionalizantes. E que com a formação tecnológica básica em fabricação digital, programação e eletrônica, os beneficiários do projeto poderão prestar serviços ou criar seus próprios negócios.

“Queremos despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo, possibilitar o desenvolvimento de novas tecnologias e atender às demandas com forte impacto social. Eles terão várias possibilidades para trabalhar com impressão 3D, produção e preparação de materiais produzidos em Router CNC de Corte a Laser, arquivo digital corte/gravação, software, processos de fabricação digital, prática e designs a laser utilizando Sistema CAD”, exemplifica.

A expectativa é de que o projeto beneficie diretamente cerca de 250 crianças e jovens. No ano passado, mais de 37 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações e projetos do Instituto Ramacrisna em Minas Gerais.

Os projetos do Ramacrisna atendem crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social em 13 cidades da RMBH. Com sede em Betim e núcleo em Belo Horizonte, o Instituto tem parceria com a Prefeitura de Betim e recebe apoio de instituições como Fundação Dom Cabral (FDC), Petrobras, BrazilFoundation, Rotary Club, Vale, entre outras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas