Reabertura do Minascentro anima trade e comerciantes

Depois de longos quatro anos, o Centro de Convenções Israel Pinheiro da Silva (Minascentro), localizado no hipercentro de Belo Horizonte,volta a abrigar eventos de lazer e negócios. O equipamento, em frente ao também icônico Mercado Central, é considerado um dos símbolos da Capital e tem parte tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal.
A concessão onerosa, vencida no final de 2019, pelo consórcio Chevals/Perfil, vale por 15 anos, com o valor de R$ 4,3 milhões pagos anualmente, valor três vezes maior que o mínimo exigido. De acordo com o sócio-diretor do consórcio, Rômulo Rocha, os dois anos de pandemia (2020/21) em que o equipamento foi obrigado a permanecer fechado serão acrescidos ao final do contrato.
“O Minascentro foi fechado em 2018 para uma obra estruturante muito importante, feita pelo Estado. Ao fim desse tempo foi feita a licitação que nós ganhamos, mas logo quando assumiríamos veio a pandemia. Por isso só tomamos a frente do negócio efetivamente agora. Nosso objetivo é reposicionar o Minascentro com a importância que ele sempre teve, recebendo eventos nacionais e promovendo os nossos próprios. Nos dois primeiros anos vamos investir outros R$ 4 milhões – não obrigatórios – na estrutura do espaço”, explica Rocha.
Dividido em três andares em uma área de mais de 23 mil m², o espaço tem capacidade para receber até 8 mil pessoas simultaneamente. Com uma estrutura única em Minas Gerais, o Minascentro possui um teatro para até 1.600 convidados (assentos fixos), camarotes, teto em declive, ar condicionado central, piso em carpete e camarins. Há também sete auditórios, com capacidade de público que pode variar entre 100 e 430 lugares, áreas para exposição, sala de imprensa, hub de inovação, espaços abertos, estúdio para eventos híbridos, cinco entradas independentes, acessibilidade e estacionamento.
Para a diretora da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte, Jacqueline Bacha, é motivo de alegria e esperança o retorno das atividades do Minascentro.
“Agora reformado e modernizado, capaz de receber eventos de negócios, shows e celebrações, o Minascentro vai dinamizar e requalificar a área, pois o público acaba utilizando os serviços ao seu redor como estacionamentos, bares e restaurantes, e o comércio em geral. A segurança da região também aumentará com o fluxo de pessoas. A região e a cidade ganham com isso”, destaca Jacqueline Bacha.
Movimentar o hipercentro e somar forças com equipamentos queridos pelo público faz parte da estratégia do “novo” Minascentro. Parcerias com Estado e Município também visam aumentar a segurança pública no entorno.
A expectativa é de que tudo isso ajude na retomada do turismo da Capital e reverbere na ocupação dos hotéis, principalmente da região Centro-Sul.
“Excelente notícia para mercado de Belo Horizonte! Um equipamento que é complementar com a oferta atual de espaços para feiras, congressos e eventos multiúso. Trabalhando em conjunto com os demais centros fará com que a capital dê um salto de qualidade”, pontua o experiente gerente-geral do Combo Novotel e Ibis budget BH Savassi, Rodrigo Mangerotti.
O primeiro evento próprio está sendo planejado já para abril e deve reunir a cadeia produtiva do turismo de Minas Gerais.
“Muito se fala sobre Belo Horizonte ser uma cidade de eventos e negócios e nós queremos fazer parte dessa cadeia. O Minascentro só é sustentável se tiver uma agenda cheia e vamos trabalhar ativamente na captação de bons eventos. Por isso queremos conversar com todos que fazem parte da cadeia produtiva. Já temos um ótimo relacionamento com o Mercado Central e queremos com eles e o Mercado Novo lançar o Circuito 3M”, anuncia.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas BH), Nadim Donato, a localização privilegiada do equipamento deve ajudar na retomada da economia de toda a cidade.
“A importância da reabertura de um centro cultural e de eventos desses é muito grande porque movimenta o comércio em geral. Especialmente por ele estar no ‘miolo’ da cidade, dando às pessoas condições de circular, usufruindo dos atrativos e da infraestrutura de Belo Horizonte. Esperamos que o Minascentro tenha um evento atrás do outro”, avalia Donato.
Já no dia 8 de abril, o Minascentro vai receber a Nova Orquestra com a turnê “Exagerado”, que apresentará os maiores sucessos de Cazuza, com arranjos inéditos. E no dia 12 de abril, será a vez de Bianca Del Rio, que retorna ao Brasil com a sua nova turnê de stand-up comedy “Unsanitized”.
Ouça a rádio de Minas