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Receita operacional da Unimed-BH foi a R$ 6,2 bi

Receita operacional da Unimed-BH foi a R$ 6,2 bi
Frederico Peret vamos oferecer a melhor assistência à saúde | Crédito: Fred Vianna

A Unimed-BH encerrou o ano de 2021 com resultados expressivos e se mantém na liderança em sua área de atuação. Apesar da forte entrada da concorrência na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Cooperativa detém 52% de market share em sua área de atuação e encerrou o ano com receita operacional de quase R$ 6,2 bilhões. A Unimed-BH também vem batendo recordes no número de beneficiários e fechou o mês de fevereiro de 2022 com mais de 1,42 milhão de clientes.

“Mesmo com a pandemia da Covid-19, conseguimos manter a Cooperativa em uma rota de crescimento contínuo, com aumento da receita e da carteira de clientes. Esse mérito é também de todos os cooperados, colaboradores e prestadores que sempre atuaram para fazer da Unimed-BH uma cooperativa que é referência em qualidade e a principal escolha quando o assunto é plano de saúde”, afirma Samuel Flam.

A Unimed-BH é hoje uma das maiores cooperativas de trabalho médico do Brasil, com mais de 1,42 milhão de clientes e mais de 5.300 médicos cooperados, além de uma ampla rede assistencial formada por mais de 300 unidades próprias e credenciadas.

Nova diretoria

A partir de maio, uma nova diretoria, assume a gestão com a missão de manter a Unimed-BH como referência no segmento de saúde suplementar no País. À frente da cooperativa estará o médico Frederico Peret, com vasta experiência na área de gestão e no setor cooperativista. Ao seu lado estarão os médicos cooperados Eudes Arantes Magalhães, Garibalde Mortoza Júnior, Geraldo Teixeira Botrel e Maria das Mercês Quintão Fróes.

“Mais uma vez, de maneira democrática, a maioria dos médicos cooperados elegeu a nova diretoria da Unimed-BH. Quero agradecer o comprometimento dos nossos colegas cooperados que, por oito anos, ocuparam a diretoria e trouxeram resultados extremamente relevantes para a nossa Cooperativa. Reforço ainda que em nossa gestão vamos continuar honrando o compromisso de valorizar o trabalho médico e oferecer a melhor assistência à saúde para os nossos clientes, fazendo valer a nossa vocação para cuidar de pessoas”, afirma o diretor-presidente eleito, Frederico Peret, que assumirá o mandato em maio de 2021.

Raio-X

• 1.426.026 clientes (fevereiro 2022)
• 52% de participação de mercado;
• R$ 6,2 bilhões em receita operacional bruta (dados de 2021).
• 5.338 médicos cooperados;
• Mais de 5 mil colaboradores diretos;
• Pelo nono ano consecutivo, a Unimed-BH é a melhor entre as maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, além de obter nota máxima por quatro avaliações consecutivas segundo o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), da ANS;
• A Unimed-BH tem atuação em Belo Horizonte e região metropolitana, abrangendo 34 municípios mineiros;
• São 15 unidades próprias: 4 hospitais próprios, além de Centros de Promoção da Saúde, Centro Médico, Clínicas e os serviços de atendimento domiciliar e de ambulâncias. Além disso, a Unimed-BH conta com a maior rede prestadora da Região Metropolitana com mais de 300 prestadores credenciados.

Cooperativa vai ampliar rede de atendimento

Perspectivas

Atualmente temos 52% de marketshare na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A proposta da nova gestão é manter esse crescimento, oferecendo sempre a melhor qualidadeassistencial aos clientes. Nos últimos anos, a Cooperativa evoluiu na ampliação da rede própriae investiu em novas unidades e aquisições. Hoje contamos com quatro hospitais próprios e,em 2021, anunciamos o investimento em mais uma unidade hospitalar em Contagem (RMBH), que seráinaugurada em 2023. Além disso, recentemente, inauguramos um Pronto Atendimento noCento de Promoção da Saúde – Unidade Pedro I, levando melhorias para os nossos clientes doVetor Norte.
Quando falamos em qualidade assistencial, falamos também da nossa rede prestadora.Vamos, cada vez mais, ampliar a nossa parceria e fortalecer o relacionamento com essa rede,que inclui os principais hospitais e clínicas da região metropolitana.Para manter a Unimed-BH nesta rota de crescimento, vamos continuar também investindo emnovas tecnologias, antecipando tendências do mercado. A Cooperativa tem a inovação no seuDNA e podemos citar, como exemplo do nosso pioneirismo, a criação do serviço de ConsultaOn-line, investimentos em melhorias na experiência do cliente com o chatbotpelo WhatsApp,lançamento do novo app para o cliente e ainda o investimento em inteligência artificial.

Saúde suplementar

O nosso mercado vem passando por profundas transformações. Nos últimos anos, estamosvendo muitas fusões e aquisições, além disso, estão surgindo novas empresas de tecnologia estartups no setor de saúde. Muitas dessas empresas buscam o mercado mineiro porque éatrativo e ainda há muito espaço para crescer. Como líder do mercado, estamosacompanhando de perto essa movimentação e criando ações para reter e manter os nossosclientes cada vez mais satisfeitos.Segundo dados da nossa Pesquisa de Satisfação, realizada pelo Instituto Datafolha, entredezembro de 2021 e janeiro de 2022, continuamos com ótimo índice de avaliação. A pesquisafeita com 1.080 clientes apontou que 86% das pessoas declararam estar satisfeitas com aCooperativa e 82% mencionaram os médicos cooperados como motivo dessa satisfação, o quedemonstra a efetividade do esforço constante de todos os médicos cooperados, colaboradorese prestadores em promover a melhor qualidade assistencial. Isso reflete a confiança daspessoas na marca Unimed-BH.

Setor pós-pandemia

A crise sanitária reforçou nas pessoas a importância e o desejo de ter um plano de saúde e issoreflete no setor de saúde suplementar. Se a economia brasileira retomar o seu crescimento,acreditamos que essa tendência de aumento continuará ocorrendo.Outra tendência no setor é o avanço da tecnologia em prol do cuidado, um exemplo é oatendimento on-line. Com a alta adesão da população e os resultados positivos obtidos nocombate à pandemia, a telemedicina é um modelo de serviço que continuará sendoaprimorado pelo setor privado.

A área de prevenção e atendimento personalizado também continuará tendo maiorinvestimento do setor de saúde. Nesse sentido, nós continuaremos apostando na inteligênciaartificial (IA) para otimizar processos e monitorar a saúde dos pacientes. Já temos utilizado a IAna autorização de procedimentos e somos uma das apoiadoras e investidoras do Centro deInovação de Inteligência Artificial para Saúde (CIIA-Saúde), da Universidade Federal de MinasGerais, que terá várias linhas de pesquisa com foco em prevenção de doenças crônicas,telemonitoramento e tecnologias móveis, medicina personalizada, entre outros.

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