Rede Dr Shape apurou expansão de 12% em ano de pandemia

O autocuidado e a preocupação em manter a saúde em dia deram fôlego às empresas ligadas à nutrição e produtos esportivos. Mesmo enfrentando longos períodos de fechamento dos shopping centers em muitas cidades, a rede Dr. Shape – maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina – fechou 2020 com 12% de crescimento no faturamento e, ao longo do ano, conquistou 15 novos franqueados. Cinco deles inaugurarão suas lojas já no primeiro trimestre deste ano, sendo um em Paracatu, no Noroeste de Minas.
De acordo com o diretor de Novos Negócios da Dr. Shape, Roberto Kalaes, cidades acima de 70 mil habitantes estão no foco da rede e a expansão em Minas Gerais deverá começar pelas cidades-polo, além da Capital. No Estado a marca já está presente em Unaí, também na região Noroeste; Pouso Alegre e Poços de Caldas, no Sul de Minas; e Conselheiro Lafaiete, na região Central.
“Quando abrimos uma nova região de expansão gostamos de fazer um trabalho completo, para garantir o melhor atendimento. Na Capital e região metropolitana temos grandes oportunidades. E acreditamos muito no interior de Minas. O Estado tem cidades muito boas e outras que, apesar de menores, aglutinam outros municípios ao seu redor, gerando um perfil de consumo interessante. É o que chamamos de concentradoras de negócios e elas também nos interessam muito. Ao mesmo tempo, oferecemos aos nossos franqueados a oportunidade de ter um carro plotado com o qual ele pode percorrer outras localidades e levar a nossa marca”, explica Kalaes.
Inovação – Para enfrentar o início da crise, ainda nos meses de março e abril do ano passado, a franqueadora apostou em inovação. Imediatamente postergaram a cobrança de royalties dos franqueados, implantaram um e-commerce, de forma que todas pudessem atender localmente; e intensificaram os treinamentos com franqueados e equipes para o desenvolvimento de novas formas de captação de clientes.
“Vínhamos com uma pegada de crescimento muito forte, algo em torno de 25% ao ano. Quando a pandemia chegou, ficamos à mercê do desespero. Nunca exercitamos tanto o foco de continuar adiante como fizemos em 2020 e continuamos esse ano. Quem está no franchising sentiu um baque menor porque trabalhamos em rede. Vale muito o know how. A empresa nasceu em 2002 e já tínhamos um e-commerce. Sempre compartilhamos o e-commerce com o franqueado. Mas sempre havia dúvidas e encerramos o modelo em 2015. Com a pandemia tivemos que refazê-lo. Construímos algumas coisas que o mercado não ouvia falar, como montar um drive-thru para entregar suplementos”, relembra.
Além disso, a Dr. Shape continuou investindo no lançamento de produtos exclusivos e está pilotando um novo formato de negócio: uma clínica de tratamento corporal e emagrecimento, a Dr. Shape Viva na Medida. A partir de agora, as lojas contarão com um espaço dedicado a tratamentos corporais para emagrecimento.
O investimento médio para abertura de uma loja modelo Express varia de R$ 200 mil a R$ 260 mil. O formato Viva na Medida, de R$ 310 mil a R$ 350 mil para novas lojas e os franqueados que desejarem implantar a novidade em lojas que já operam poderão fazê-lo, com adequação do espaço e financiamento do investimento.
“Lançamos uma linha maior, mesmo em meio à pandemia, que vem ao encontro das necessidades das pessoas. Quando a gente lança uma linha própria, a gente sabe o que estamos colocando nela. O produto tem que atender ao cliente. As pessoas entenderam que qualidade de vida não é apenas para os ‘ratos de academia’, é para todos. Trabalhamos em uma área que lida com a saúde e não com a doença. 2021 será muito difícil. Por isso fizemos um enquadramento de um novo negócio: o franqueado pode ter agora uma clínica de emagrecimento. Quem já tem vai ter só o custo de implantação. A nossa meta é que o faturamento cresça 30% em relação ao ano passado”, completa o diretor de Novos Negócios da Dr. Shape.
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