Rede Mater Dei e Cemig ampliam acordo no Mercado Livre de Energia

A Rede Mater Dei de Saúde ampliou o contrato junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para fornecimento de energia no Mercado Livre de Energia. O aumento tem o objetivo de abastecer a nova unidade do grupo, o hospital de Nova Lima, inaugurado em agosto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A expectativa é que haja fornecimento de 0,4 MWm (megawatts médios) para a unidade ao longo do contrato.
Desde que ingressou no Mercado Livre de Energia, a Rede Mater Dei registrou uma redução média de 19% no valor da energia, se comparado com praticado no mercado comum.
Conforme o diretor Financeiro, Suprimentos e Administrativo da Rede Mater Dei de Saúde, Fábio Silva, a Cemig atua como parceira da Rede Mater Dei desde a inauguração do primeiro hospital, em 1980. Quando o grupo hospitalar ingressou no Mercado Livre de Energia, em janeiro de 2016, a Cemig também foi a escolhida.
A contratação junto à companhia ocorre pelo fornecimento de qualidade, o que é essencial para o funcionamento pleno das unidades hospitalares.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A Cemig e o Mater Dei sempre foram parceiros. Desde 1980, a companhia nos dá suporte em todas as expansões, inclusive nos hospitais fora de Minas Gerais. Em 2016, fomos para o Mercado Livre de Energia, modalidade que oferece vantagens muito importantes e consideráveis para os grandes consumidores. Então, negociamos diretamente com os comercializadores e geradores e, isso, permite uma redução de custo muito interessante”.
Redução de custos
Silva ressalta que um dos principais impactos em participar do Mercado Livre de Energia é a redução dos custos. Desde que ingressou no Ambiente de Contratação Livre (ACL), a Rede Mater Dei de Saúde registrou uma redução média de 19% nos valores da energia quando comparado com o mercado regulado. Em algumas unidades, como na Bahia, por exemplo, a economia é muito maior e chegou a 41%.
“A possibilidade de negociar no mercado livre é muito interessante. Desde que ingressamos, tivemos uma economia média geral de 19% nos custos da energia frente ao mercado comum. Em algumas unidades, como na Bahia, essa economia chegou a 41%. Mesmo atuando em outros estados, a Cemig fornece energia para todos os nossos hospitais”.
Energia limpa
A contratação com a Cemig, feita na modalidade atacadista, garantiu à Rede Mater Dei a obtenção do certificado Cemig REC – Certificado de Energia Renovável. O selo comprova que a energia consumida na Rede Mater Dei é proveniente de fontes limpas, renováveis e rastreáveis.
“Recebemos o selo da Cemig que certifica que os nossos hospitais têm comprado energia renovável totalmente descarbonizada. Há uma garantia, através da Cemig, que usamos energia limpa e que cumpre um dos princípios de ESG do Mater Dei, que é o de poluir o menos possível através da compra da energia limpa. É uma conquista muito importante”.
Hoje, a rede de saúde, que é mineira, conta com sete unidades em Minas Gerais, duas na Bahia e uma em Goiás.
Ouça a rádio de Minas