Crédito: Pedro Vilela / Agencia i7

Alguns sintomas necessitam de avaliação médica. Mas nem sempre se pode sair de casa. Para esses momentos, a Rede Mater Dei de Saúde lançou a Telemedicina Mater Dei. Por meio do novo serviço, os clientes podem fazer consultas on-line, de onde estiverem.

Inicialmente, as especialidades disponíveis são clínica geral, ginecologia e obstetrícia e pediatria. A iniciativa visa aprimorar ainda mais o atendimento ao paciente e reforçar o compromisso da Rede com a qualidade pela vida.

O trabalho é realizado por equipes médicas treinadas para o atendimento virtual e para a tomada de decisão. São profissionais do corpo clínico da Rede que já possuem a cultura de atendimento Mater Dei, de segurança, assistência e acolhimento. Para o presidente da Rede, Henrique Salvador, “o lançamento deste serviço mostra a importância de se antecipar a um cenário que já estava às portas da realidade brasileira. Os atendimentos serão realizados com a mesma qualidade com que atendemos em nossos hospitais”, afirma.

No entanto, Henrique Salvador destaca que há condições clínicas que não devem ser ignoradas e a ida ao hospital se faz necessária. Para esses casos, as instituições têm que se adequar para garantir a segurança de todos: profissionais de saúde e pacientes.

“Foi o que fizemos nos hospitais da Rede Mater Dei. A assistência aos pacientes com suspeita de Covid-19 é realizada em áreas separadas, com fluxos específicos. São andares de internação exclusivos, alas isoladas nos CTIs Adulto e UTIs Neonatal e Pediátricas com acesso restrito. Com uma ampla área física, em nossos prontos-socorros criamos acessos separados, desde a entrada dos pacientes”, finaliza.

Os clientes de outras especialidades também contam com entradas separadas, seguindo o padrão de atendimento da Rede Mater Dei. Como funciona:

• Acesse www.materdei.com.br/telemedicina;
• Escolha uma das especialidades disponíveis: clínica geral, ginecologia e obstetrícia e pediatria;
• Escolha um dos horários disponíveis;
• No horário agendado, basta acessar o link em um celular ou um computador com câmera. O médico vai escutar, avaliar sintomas, tirar suas dúvidas, receitar medicamentos ou encaminhá-lo para exames mais detalhados, caso necessário.

VLI investe para proteger funcionários

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, continua investindo constantemente em ações para conter o avanço do coronavírus no Brasil e seguir oferecendo serviços essenciais para o escoamento de bens pelo País e para o exterior.

A empresa disponibiliza mais uma ferramenta de tecnologia de ponta para o enfrentamento da pandemia. Trata-se de uma plataforma virtual de telemedicina que pode ser acessada remotamente por todos os aproximadamente 7.500 funcionários da companhia e que está apta a auxiliar no diagnóstico de diversas doenças, entre elas o Covid-19.

Por meio deste recurso de inteligência artificial identificado pelo Inova VLI, programa de inovação da companhia, e desenvolvido pela startup Conexa Saúde, o empregado é avaliado, à distância, com segurança e precisão, por um médico do Departamento de Saúde da VLI, a qualquer hora do dia ou da noite.

A avaliação é feita com a ajuda de um aplicativo e por meio de mensagens de texto e/ou de áudio, ou chamadas de vídeo de alta qualidade, que podem ser feitas por um telefone celular, por exemplo. Caso haja necessidade, um especialista da Conexa Saúde também poderá ser acionado remotamente, permitindo que o empregado seja avaliado por profissionais de diversas áreas, como clínica geral, cardiologia, neurologia, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, oftalmologia e psiquiatria.

Para acessar a plataforma é necessário que o empregado baixe o aplicativo Conexa Saúde no smartphone e realize o cadastro no sistema. Automaticamente, esse cadastro é validado com a base de dados da VLI e, após a checagem, o acesso ao serviço é liberado. O app está disponível para sistemas operacionais iOS e Android.

“Estamos convictos de que essa inovação vai nos ajudar a atender nossos empregados na detecção do Covid-19, e de outras doenças; e na adoção de medidas para auxiliá-los adequadamente, oferecendo apoio e bem-estar, além de dar o devido encaminhamento em caso de necessidade”, destaca a diretora de Gente e Serviços da VLI, Rute Melo Araújo.

Monitoramento de temperatura – O monitoramento da temperatura corpórea dos empregados da VLI é feito com a ajuda de pirômetros – sensores infravermelhos de alta precisão – e câmeras termográficas capazes de desempenhar esta função em maior escala.

Três câmeras termográficas estão sendo instaladas nos acessos principais ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM), na Baixada Santista, na Oficina de Paulínia, no interior de São Paulo, e na Oficina de Divinópolis, Centro-Oeste de Minas Gerais. Juntas, essas unidades recebem mais de 1.500 empregados diariamente.

Com apoio de inteligência artificial, por meio da utilização de algoritmos, as câmeras são capazes de verificar a variação de temperatura, até 3 metros de distância entre o aparelho e o indivíduo, por meio da mensuração do calor emitido pelo canal lacrimal, situado próximo dos olhos. Para auxiliar nas verificações, as câmeras podem ser conectadas, via Wi-Fi, a monitores, facilitando a leitura e a interpretação dos dados.

A companhia adquiriu 90 pirômetros digitais para aferir a temperatura dos empregados e parceiros em outras operações. Caso seja notada qualquer alteração na temperatura, o empregado voltará para casa e receberá assistência médica por uma equipe da companhia. (Da Redação)