Negócios

Rede Mater Dei planeja chegar a São Paulo em 2028

Inauguração prevista será de um novo hospital na Zona Norte de São Paulo
Rede Mater Dei planeja chegar a São Paulo em 2028
Crédito: Pedro Vilela

A Rede Mater Dei de Saúde celebrou, neste 1º de junho, 45 anos de história, consolidando-se como referência em inovação e governança clínica e corporativa no setor hospitalar. Fundada em Belo Horizonte, em 1980, a rede cresceu de forma perene e, hoje, conta com nove unidades distribuídas pelo País.

Com forte investimento em tecnologia e inteligência artificial, mantém o compromisso com a excelência e avança na expansão, com a inauguração prevista de um novo hospital na Zona Norte de São Paulo, até o fim de 2028. “Mais do que a comemoração de um marco temporal, este momento representa a consolidação de uma jornada transformadora, impulsionada por investimentos robustos em tecnologia e inteligência artificial”, afirma o CEO da Rede Mater Dei de Saúde, José Henrique Salvador.

Apesar da tradição, a rede tem como um de seus principais valores o foco em inovação. Nos últimos anos, acompanhando as transformações da era digital, investiu na aquisição de modernas tecnologias médicas e de gestão, na adoção de novos procedimentos, na formação e no incentivo à inovação entre as equipes, além da busca constante por evolução na experiência do cliente e no desenvolvimento de novos negócios e serviços voltados às necessidades dos pacientes.

Entre as iniciativas, destacam-se os investimentos em robôs de última geração, que vêm revolucionando a jornada cirúrgica, e em aparelhos que permitem diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes. A instituição também reconhece o papel crescente da inteligência artificial no setor da saúde e, por isso, firmou parceria com a startup A3Data para desenvolver soluções como o “Maria” – aplicativo de coordenação digital do cuidado com equipe multiprofissional -, o Prontuário Inteligente, voltado à transformação digital dos registros médicos, além de projetos de integração em nuvem e compartilhamento de dados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Temos conseguido incorporar tecnologia e inteligência artificial com agilidade e acima da média do setor da saúde, aprimorando processos, diagnósticos e toda a jornada do paciente. Essa é uma decisão estratégica, que nos diferencia no mercado e gera benefícios para nossos pacientes e para o corpo clínico”, destaca Salvador. “Manter a constante evolução tecnológica e investir na capacitação dos nossos colaboradores é essencial para preservar nosso legado como referência em saúde.”

Expansão

Com nove unidades hospitalares de alta complexidade e cobertura completa espalhadas pelo País – sendo as mais recentes em Salvador (BA), Goiânia (GO) e Nova Lima (MG) -, a rede agora prepara sua chegada a São Paulo. A unidade Mater Dei Santana, localizada na Zona Norte da capital paulista, é fruto de parceria com a Bradesco Seguros e atenderá a uma importante lacuna no acesso a serviços de saúde completos na região.

“Ao analisarmos o cenário da cidade, notamos grande concentração de hospitais nas regiões centrais e centro-sul. Já a Zona Norte reúne um bolsão populacional com densidade semelhante à de Belo Horizonte. São pessoas que precisam cruzar as marginais para receber atendimento. Por isso, decidimos inaugurar nossa primeira unidade na capital com o objetivo de suprir essa demanda. O Mater Dei Santana será um dos mais completos da rede, com todas as especialidades e estrutura para atender integralmente os pacientes da região e arredores”, afirma Salvador.

O movimento de expansão ganhou força em 2021, com a abertura de capital da empresa, que levantou R$ 1,4 bilhão para investimentos. A partir de então, a construção da unidade em Salvador (BA), em 2022, marcou o início da trajetória de crescimento nacional, consolidada de forma sustentável.

“São 45 anos que refletem nossos esforços para fortalecer a perenidade do negócio e preservar seu legado. Estamos promovendo um trabalho de governança, com mudanças corajosas e estratégicas que já mostram resultados e impactam positivamente o setor. Para os próximos 45 anos da Mater Dei, vislumbro um futuro promissor, seguindo a trajetória de sucesso que construímos, com dedicação, desde a fundação do primeiro hospital da rede”, conclui Salvador.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas