Rede mineira de fast food Hakuna Batata projeta faturar R$ 60 milhões em 2024

Um negócio que nasceu como uma barraquinha de batata frita em 2011 prevê encerrar 2024 com um faturamento de R$ 60 milhões. É com essa projeção que a rede de fast food Hakuna Batata, nascida em Minas Gerais, celebra o seu crescimento, que desde 2013 é apostado no segmento de franchising e já reúne 40 operações somente no Estado.
A marca é fundada por Adilson Ladeira, mineiro natural de Cajuri, município localizado na Zona da Mata com pouco mais de 4 mil habitantes. Ele relembra que, em 2011, quando se dedicava ao universo musical após desistir de empreender com a falência de duas empresas que possuía em sua terra natal, viu que a vida de ter o próprio negócio poderia receber uma nova chance.
Ele conta que, ao participar de uma feirinha de trabalhos acadêmicos, avistou um negócio fictício realizado por estudantes que era focado na venda de batatas, e foi batizado de Hakuna Batata.
Aquela cena chamou a atenção de Ladeira, pois, pela sua ótica, seria a oportunidade de mudar um futuro já sem muita esperança. Foi quando tudo ainda ganhou ainda mais sentido, com o trocadilho de “Hakuna Batata” que é uma expressão bem-humorada da famosa frase “Hakuna Matata”, que significa “sem preocupações” no idioma africano suaíli e que foi popularizada pela animação “O Rei Leão”, das produções Disney.
Assim, Ladeira decidiu comprar o plano de negócio dos estudantes e, hoje, 13 anos depois, é sócio e CEO da rede mineira especializada em batatas fritas e recheadas, que fatura R$ 42 milhões por ano.
“Dessa vez, o que fez virar o negócio foi a busca por conhecimento. Diferente dos outros empreendimentos que tive, no Hakuna, eu busquei especialistas e o Gabriel Marangoni tinha um conhecimento sobre gestão, justamente pela faculdade que fazia. Além disso, acrescentamos um mix de produtos e conseguimos fortalecer o negócio”, diz Ladeira.
Gabriel Marangoni é um amigo que participava da mesma banda de Ladeira na época, e que cursava administração. Hoje é sócio do empreendimento.

Sucesso do Hakuna Batata também é atribuído ao ingrediente muito presente no prato do brasileiro
Com um tíquete médio de R$ 38, a marca atuante no franchising tem como carro-chefe pratos feitos com temperos e insumos regionais mineiros –todos acompanhados, claro, pela batata frita ou recheada, que é um alimento que garante versatilidade no preparo.
O sócio Gabriel Marangoni afirma que os temperos e a brasilidade dos pratos são os principais ingredientes da rede. “Priorizamos sempre fornecedores locais para toda a parte de hortifrúti e açougue. O que contribui para o fortalecimento do comércio local e diminui os custos”, diz.
Ele explica que, apesar de a marca ser uma rede de fast food, a ideia é manter a essência de que é um negócio que prepara comida caseira. Para ele, o próximo passo é apostar em expansão da marca além de Minas Gerais, com previsão de aberturas em solo paulista e goiano.
Como investir na marca Hakuna Batata?

Os sócios explicam que, para abrir um unidade da rede, o interessado deve realizar um investimento a partir de R$ 240 mil. Nesse valor, está inclusa a taxa de franquia, além do capital de giro.
A margem de lucro média é estimada em 15%, enquanto o prazo estimado para obter o retorno do investimento realizado é de 18 meses.
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