Rede de minimercados Minha Quitandinha quer ampliar presença em Minas Gerais

A startup de tecnologia em varejo Minha Quitandinha, que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, planeja abrir mais cinco lojas em Minas Gerais. O Estado responde por 5% do faturamento total da rede catarinense e conta com 15 operações distribuídas por 10 cidades mineiras.
A expansão no mercado mineiro deve atingir tanto Belo Horizonte quanto o interior de Minas. O projeto faz parte do plano de expansão da empresa que, recentemente, superou a meta traçada no início do ano de 255 unidades inauguradas. Atualmente, o objetivo foi ampliado para 300 novas lojas até o final deste ano.
O sócio e CRO da Minha Quitandinha, Douglas Pena, aponta que apesar do faturamento da região não estar abaixo da meta, ele está abaixo das expectativas que a rede tinha em relação a Minas Gerais. “Esperávamos que a nossa expansão fosse mais acentuada no Estado, mas não é o que vivenciamos nos últimos anos” , explica.
Pena avalia que Minas tem potencial de ter entre 15% a 20% de representatividade dentro do processo da empresa. Ele ainda aponta que São Paulo, por exemplo, é responsável por 50% das operações da rede de franquias.
O empresário ressalta que as operações mineiras têm apresentando resultados comparáveis às demais unidades da startup nos outros estados brasileiros. “O que nos leva a crer que Minas é um bom Estado para fazer esse investimento, porque traz um bom retorno, um bom resultado e uma performance interessante”, completa.
Desafios para investir em Minas Gerais
Uma das principais dificuldades enfrentadas pela empresa no Estado, segundo o sócio e CRO da rede de franquias, é a dificuldade para encontrar franqueados com perfil ideal para atuar no segmento de honest marketing, além da baixa demanda de interessados no negócio.
Na opinião de Pena, uma das principais características de um parceiro ideal é o “espírito empreendedor”, além da vontade de aprender sobre o segmento e a disponibilidade de tempo para fazer o negócio crescer.
O sócio da rede garante que as operações da marca são adaptáveis para qualquer tipo de cidade. Segundo ele, a empresa já possui lojas em municípios com 10 mil e 15 mil habitantes, e cerca de 90% das cidades mineiras têm capacidade de receber uma unidade.
“O número de habitantes não é um empecilho para que o empresário leve a Minha Quitandinha para sua região”, afirma.
Além disso, Pena pontua que a Minha Quitandinha não possui um modelo ideal de cidade. Ele lembra que das 15 operações presentes em Minas Gerais, apenas quatro estão localizadas na Capital. As outras unidades estão distribuídas por cidades do interior e da Grande BH.
Cidades mineiras com unidades da Minha Quitandinha:
- Belo Horizonte;
- Betim;
- Contagem;
- Uberlândia;
- Sete Lagoas;
- Pouso Alegre;
- Varginha;
- Itajubá;
- Araxá;
- Caldas.
O investimento inicial necessário para abrir um minimercado autônomo da rede é a partir de R$ 42 mil, valor que inclui taxa de franquia e instalação.
De acordo com Pena, a taxa de royalties é de 6%, e o faturamento médio é de R$ 20 mil, com margem média de 20% sobre esse montante. O tempo médio de retorno do investimento é de 12 meses.

Plano de expansão da rede Minha Quitandinha
Atualmente, a Minha Quitandinha possui 240 lojas em operação e 35 em fase de implantação. A empresa já alcançou um faturamento de R$ 16 milhões no primeiro semestre de 2024, um crescimento notável de 95% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O CRO da rede de franquias considera que as perspectivas para o restante do ano são promissoras. Segundo ele, o crescimento no número de lojas reflete a dedicação da marca em oferecer um modelo de gestão diferenciado aos franqueados. “Estamos confiantes de que superamos nossas expectativas de expansão nesses primeiros seis meses”, afirma.
O faturamento esperado para este ano é de R$ 38 milhões, o que representa um crescimento de 112% na comparação com o registrado em 2023. A expectativa para o segundo semestre segue otimista, com histórico de desempenho superior nesse período. “Já batemos as metas do mês de julho, o que nos dá confiança de que continuaremos crescendo”, pontua.
O plano de expansão destaca as regiões Norte e Nordeste do Brasil, devido à grande demanda.
A empresa também está próxima de ampliar sua atuação para fora do País, com o projeto Quick Market nos Estados Unidos. O primeiro franqueado já está em treinamento no Brasil, com previsão de início da operação em solo norte-americano já no primeiro trimestre de 2025.
A Minha Quitandinha também prevê um projeto de automação da tecnologia já utilizada com o incremento de novas ferramentas para uma melhor gestão do franqueado, além de aprimorar a experiência de compra do cliente.
Já o projeto Alta Performance deve acompanhar de perto alguns franqueados da marca por 90 dias com o objetivo de aumentar tanto o faturamento quanto a margem de lucro, transformando-os em multifranqueados.
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