Negócios

Sediada em Uberlândia, rede de produtos de limpeza Unishop planeja internacionalização

Empresa, que já exporta, estuda estruturar o modelo para expansão na América Latina; receita total prevista para 2024 é de R$ 200 milhões
Sediada em Uberlândia, rede de produtos de limpeza Unishop planeja internacionalização
Sediada em Uberlândia (Triângulo), a rede saltou de cinco lojas, em 2019, para 400 pontos autorizados em 2024 | Crédito: Divulgação Unishop

Considerada uma das maiores redes de varejo de produtos de limpeza do Brasil, a Unishop é a autorizada da Start Química. Sediada em Uberlândia (Triângulo Mineiro) e parte do grupo Lima & Pergher, a rede saltou de cinco lojas, em 2019, para 400 pontos autorizados em 2024.

Na receita total movimentada, considerando as vendas do lojista para a ponta do consumidor final, a Unishop ultrapassou R$ 150 milhões no ano passado e mira R$ 200 milhões até o final deste ano. O crescimento acompanha a média de 15% anuais, com previsão de mais de 20% em 2024, na comparação com 2023.

De acordo com o gerente de Expansão da Unishop, Vinícius Meneguin, o sucesso da marca está ligado a um modelo de licenciamento próprio, fugindo do padrão do sistema de franchising.

“Há alguns anos foi montada uma loja em Uberlândia para atender as pessoas que iam até a fábrica comprar os produtos. Deu tão certo que percebemos que seria um bom caminho para atender aqueles consumidores que precisam de um atendimento mais consultivo ou que os nossos representantes não conseguiam atender. Não somos uma franquia, mas um modelo de licenciamento de uso da marca. Não cobramos taxa de royalties ou mensalidades ou multa para sair do contrato. Acreditamos no produto e, se o lojista vende, a rede como um todo e a indústria também se beneficiam”, explica Meneguin.

Vinícius Meneguin, da Unishop
Acreditamos no produto, afirma Meneguin | Crédito: Divulgação Unishop

O investimento médio para abrir uma loja de 50 m² é de aproximadamente R$ 60 mil. Cidades com mais de 30 mil habitantes estão aptas a receber uma unidade Unishop. A marca de produtos de limpeza busca por parceiros com perfil operacional.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O licenciamento não é uma mágica. Precisamos de parceiros com disposição para ‘gastar sola de sapato’ para prospectar clientes. Damos todo o suporte de marketing e treinamento e um técnico fica à disposição para possíveis visitas e treinamentos. E o parceiro compra com a melhor tabela que temos”, pontua. 

Os planos da Unishop são fundamentados no bom desempenho do mercado de produtos de limpeza no Brasil. Segundo o Instituto Euromonitor/Nielsen, o setor movimenta mais de R$ 40 bilhões por ano no Brasil e tem crescimento médio anual de 6%. A meta é alcançar 1.000 lojas até 2026. A empresa, que já exporta, também estuda estruturar o modelo para expansão na América Latina.

Para suportar o crescimento de vendas, a Start Química começou a operar uma nova unidade dedicada às linhas de produtos residenciais e até o fim do próximo ano deve inaugurar parte do seu polo cloroquímico

“Já temos a documentação pronta para expandir tendo como primeiro foco a América do Sul. O Brasil é muito grande, porém, e, por isso, não dedicamos todos os esforços para a internacionalização. Estamos preparados para o aumento da demanda com a entrada em operação da segunda unidade produtiva em Uberlândia, este ano, e também com o polo cloroquímico no fim do ano que vem”, completa o gerente de Expansão da Unishop.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas