Rede social eleva vendas de PMEs
Com a necessidade urgente de adaptar os negócios para o ambiente digital e conseguir manter as vendas em tempo de coronavírus, um grupo de empresários no ramo da panificação e confeitaria decidiu participar do Sebrae Acelera Digital um pouco antes da Páscoa.
Em apenas 10 dias, 90% dos 22 participantes conseguiram aumentar as vendas e a presença nas redes sociais. Divididos em pequenos grupos no WhatsApp, os empreendedores receberam mentorias on-line sobre tecnologias e marketing digitais direcionadas para o negócio.
De acordo com a pesquisa de satisfação realizada com o grupo selecionado para o projeto-piloto, a grande maioria acredita que a participação no Sebrae Acelera Digital gerou aprendizado sobre as ferramentas digitais, trouxe condições para inovar na empresa e permitiu a troca de experiências com empresários.
Sobre os conteúdos apresentados, os participantes avaliaram positivamente, principalmente, a qualidade e a abrangência das informações, como também a facilidade de entendimento. O time de consultores especialistas no uso de tecnologias digitais para promoção e venda também recebeu ótima avaliação, sobretudo em relação à disponibilidade para esclarecer as dúvidas e a capacidade de comunicação com os empresários.
Desde o dia 27 de abril, quando foi lançado, o Sebrae Acelera Digital já recebeu 1.200 inscrições de donos de pequenos negócios interessados em participar. A expectativa do Sebrae é atender 20 mil empresas com a nova solução. O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, explica que a participação no Sebrae Acelera Digital é apenas o começo de uma nova jornada para o empreendedor, que mesmo após a pandemia do Covid-19 encontrará uma nova realidade pela frente.
“É muito importante que o empresário de uma empresa tradicional dê esse primeiro passo. O Sebrae Acelera Digital tem essa capacidade de empoderamento para inserção no mundo digital”, destacou. Segundo ele, a experiência do primeiro grupo participante mostrou que é possível promover mudanças no negócio de forma rápida e com resultados: “Muitos não tinham expectativa nenhuma de vender durante a Páscoa e, ao final da jornada, constataram que não tiveram condições de atender toda a demanda das vendas on-line”.
Os donos de pequenos negócios interessados em participar devem se inscrever de acordo com o estado onde residem e receberão orientações das unidades regionais do Sebrae. As vagas disponibilizadas abrangem MEIs e micro e pequenas empresas de diversos segmentos, com destaque para serviços de alimentação, varejo de moda, minimercados, petshop e economia criativa. Para conhecer mais sobre o Sebrae Acelera Digital acesse o site. (ASN)
CDL disponibiliza plataforma de compras
Para evitar que os consumidores quebrem o isolamento social, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) lançou o Clube de Vantagens CDL/BH em casa. Trata-se de uma plataforma digital, disponível pelo computador e celular, que tem por objetivo ser um canal de divulgação aberto durante o período em que durar o isolamento social devido à crise gerada pelo coronavírus.
A plataforma facilita a compra, venda, entrega de mercadorias, além de aproximar o lojista do cliente.
Na plataforma o consumidor encontra várias opções de lojas com diversos descontos. São itens de beleza e saúde, alimentação, acessórios e serviços. A plataforma permite que o consumidor escolha adquirir produtos e serviços de estabelecimentos perto de casa.
“Em um único canal, o consumidor tem a vida facilitada, uma vez que ele poderá cotar o preço dos produtos que deseja consumir, comprando e recebendo em casa sem a necessidade de quebrar o isolamento social”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Para facilitar o acesso do consumidor, a plataforma é organizada por segmento de produtos e serviços. Em uma aba, ele consegue visualizar produtos que estão com desconto. O cadastro e o acesso são gratuitos para consumidores que residem em Belo Horizonte. A plataforma está disponível para Android na Play Store, APP CDL – Clube de Vantagens. Em breve estará disponível para IOS. Pelo computador o consumidor pode acessar o site. (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas