Rede Villefort abre a 27ª loja na RMBH

Seguindo o seu ousado plano de expansão, a rede Villefort Atacado e Varejo acaba de inaugurar a 27ª unidade, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), desta vez em Sabará. O investimento de R$ 70 milhões – já com estoque – dá origem a uma loja capaz de ofertar 12 mil itens.
De acordo com o presidente da Villefort Atacado e Varejo, Virgílio Villefort, a unidade de Sabará veio com a oportunidade da compra do prédio onde estava localizado o tradicional motel Green Park, que foi construído em 1976.
Ainda neste ano será inaugurada mais uma loja em Belo Horizonte, na avenida Américo Vespúcio, nº 2.033, no bairro Caiçara (região Noroeste).
“Pela localização estratégica e a proximidade com sitiantes de Sabará e cidades vizinhas, esta será uma das principais lojas da nossa rede. E para o início de 2022, já temos previsto a abertura da loja na rua Jacuí, no bairro Renascença (região Nordeste), em uma localização bastante estratégica. Crescemos na Região Metropolitana de Belo Horizonte para aproveitar as oportunidades de imóveis. Entendemos que é importante para nós termos uma base sólida na região. Porém, continuaremos com nossa vocação por aberturas de loja no interior e vamos continuar analisando todas as viabilidades”, explica Villefort.
Além de Minas Gerais, a rede deve avançar em 2022 também sobre o estado de Goiás, onde já tem loja na cidade de Jataí. “Consideramos o estado de Goiás uma área estratégica e temos perspectiva de crescimento nesta região. A fim de unir logisticamente os dois estados, inauguramos recentemente a nossa loja de Uberaba, no Triângulo Mineiro”, continua.
Ainda que as épocas de crise econômica, geralmente, beneficiem o crescimento dos “atacarejos”, 2021 foi um ano bastante desafiador para o segmento como um todo. O empresário “sofre” com a diminuição da renda média do brasileiro, que tem o salário corroído pela inflação. Manter o cliente na loja é a maior missão para 2022.
“O ano de 2021 está sendo um ano mais difícil do que 2020, visto que no ano passado o governo concedeu um auxílio financeiro maior do que em 2021. A renda das famílias está menor e, por este motivo, a briga pela conquista do cliente aumentou. Com este cenário, se faz necessário o uso de mais promoções para buscar e reter o consumidor em loja. O nosso negócio perde margem nas vendas, uma vez que todos estão fazendo muitas promoções ao mesmo tempo. A perspectiva é que este cenário continue em 2022, em função da baixa renda dos consumidores, diminuindo muito o poder de compra das famílias”, avalia.
Ainda assim, o modelo se mostra vencedor e justifica a expansão da Villefort. De acordo com a Nielsen – um dos maiores institutos de pesquisa do mundo -, o atacarejo hoje está presente em aproximadamente 70% dos lares brasileiros.
A preocupação da população com a contaminação pelo Sars-CoV-2 também influenciou positivamente nos resultados dos atacarejos.
“Este é um bom momento para o atacarejo. Em todos os tempos de crise, onde o poder de compra fica menor, o fator decisivo de compra do consumidor passa a ser o preço, por isso o atacarejo se torna mais atrativo. Assim, o consumidor migra de hipermercados e supermercados, que têm preços mais elevados em função do custo operacional, e vai para o atacarejo, onde o valor médio da cesta básica é cerca de 10% a 15% mais barato. Um bom exemplo deste movimento foi a crise de 2014, onde tivemos um grande volume de clientes que migraram para o atacarejo. Atualmente, com a pandemia, o poder de compra das famílias diminuiu ainda mais. Além disso, tivemos uma mudança no comportamento do consumidor, que passa a buscar mais segurança nas lojas, dando preferência para locais mais espaçosos. Com isso, o consumidor encontra no atacarejo um espaço mais amplo e arejado, trazendo mais proteção em sua experiência de compra. Com a experiência de compra no atacarejo, o consumidor passa a gostar do modelo e continua comprando em nosso negócio”, completa o presidente da Villefort Atacado e Varejo.
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