Redes mineiras ocupam mais da metade das lojas do Dia Supermercado; veja onde elas estão

Desde a saída da rede Dia Supermercado de Minas Gerais, muitas varejistas mineiras têm ocupado operações deixadas pela marca e expandido a atuação no mercado local. Das 41 lojas que operavam sob a bandeira Dia no Estado, 25 já foram convertidas por dez diferentes redes supermercadistas.
As operações da rede Dia Supermercado em Minas foram descontinuadas ao longo da primeira metade deste ano. A iniciativa fazia parte do processo de reestruturação da empresa, após uma série de resultados negativos. O Grupo Dia optou por fechar 343 unidades e três centros de distribuição no Brasil e concentrar a atuação da rede no mercado de São Paulo.
Além disso, o Dia Brasil entrou com um pedido de Recuperação Judicial. Em seguida, o grupo espanhol deu início a um processo de desinvestimento total no País, que resultou na venda de 100% do capital do Dia Brasil para a gestora de investimentos MAM Asset Management, do Banco Master, por um “valor simbólico” de 100 euros.
O consultor especialista em varejo José Cortizo lembra que o modelo adotado pela rede Dia Supermercado era baseado em lojas de proximidade e hard discount, com foco em preços baixos e em marcas próprias.
No entanto, segundo ele, muitos consumidores não se adaptaram à oferta de produtos, composta, principalmente, por itens de marca própria, o que acarretou em uma percepção de baixa qualidade dos produtos comercializados. “Desta forma, perdendo venda e rentabilidade e em queda livre na percepção do cliente, veio a decisão de encerramento de boa parte da operação”, aponta.
Lojas do Dia ocupadas em Minas Gerais
Todo esse cenário gerou uma série de consequências no mercado, dentre elas, o surgimento de novas oportunidades de expansão para algumas empresas do setor, principalmente, para as redes voltadas para o varejo de vizinhança.
Cortizo ressalta que as lojas adquiridas no mercado mineiro passaram por uma remodelação para se adequar ao portfólio e à estratégia das novas operadoras. Além disso, também houve apostas em marcas conhecidas, na diversificação dos produtos e investimentos em tecnologia e modernização das unidades.
“Acredito que, desta forma, ajustando o sortimento e mantendo uma precificação competitiva – dentro do segmento de proximidade –, os ‘novos ocupantes’ deverão obter sucesso nos endereços adquiridos”, avalia.

A rede que possui o maior número das antigas unidades do Dia Supermercado convertidas em Minas Gerais é o Meu Prata Supermercado, com 11 operações. Dentre elas, nove lojas estão localizadas em Belo Horizonte e duas em Contagem, na Grande BH.
As novas operações contribuíram para a expansão da marca, que começou o ano com 10 lojas e espera encerrar 2024 com 23 unidades em funcionamento. No entanto, vale ressaltar que cinco dessas lojas já pertenciam ao Grupo Meu Prata mas operavam sob a bandeira Dia pelo modelo de franquia.
Outra supermercadista mineira que também tem apostado na conversão dessas unidades para expansão da empresa no mercado é a rede Oliveira Supermercados. Das sete operações da marca, três estão localizadas em endereços que pertenciam à rede Dia Supermercado.
Todas as novas operações da rede estão concentradas em municípios da região Centro-Oeste do Estado: Carmo do Cajuru, Oliveira e Carmópolis de Minas.
A rede varejista Mais Prático Supermercados inaugurou neste ano as duas primeiras lojas da marca em imóveis onde antes funcionavam unidades da rede Dia na capital mineira. A empresa já possui uma outra loja na cidade, mas que opera sob a bandeira da central de negócios Supervarejista.
Já o Supermercado Leão da Serra dobrou o número de operações da marca após adquirir duas lojas que pertenciam a rede Dia Supermercado, passando de duas para quatro unidades em funcionamento. Ambas as lojas convertidas estão localizadas na região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Outra empresa mineira que também ampliou o número de lojas com duas aquisição de dois imóveis da varejista espanhola na Capital foi a rede Supermercados Via Bahia. Em expansão, a varejista começou o ano com apenas duas operações na capital mineira e espera encerrar com cinco.
Belo Horizonte ainda abriga outras três unidades do Dia Supermercado convertidas para novas redes. Atualmente, essas lojas operam sob as bandeiras: Dupovo Supermercados; Redefruti Supermercado e HortiPlus.
Além destas, Minas também conta com outras duas lojas convertidas, localizadas em Betim, na RMBH, e em Itabirito; que são operadas pelas redes Eba Supermercados e Supermercado Central, respectivamente.
Na visão de Cortizo, o segmento de supermercados de bairro tem mostrado um potencial significativo de crescimento para os próximos anos, especialmente no Brasil. Segundo ele, esse modelo de negócio está se tornando cada vez mais relevante, principalmente, após as mudanças nos hábitos de consumo observadas nos últimos anos.
“As redes que estão atuando no segmento proximidade estão bem posicionadas para capturar uma fatia crescente do mercado, e tem crescimento longevo garantido, especialmente se conseguirem combinar a proximidade e a conveniência, com inovação e uma oferta de produtos diferenciada”, disse.

Fatores que contribuíram para o fraco desempenho da rede Dia Supermercado em Minas Gerais
Para Cortizo, os resultados apresentados pela rede Dia Supermercado, tanto no mercado mineiro quanto no nacional, podem ser atribuídos a uma série de fatores relacionados a falhas estratégicas, operacionais e de adaptação ao comportamento do consumidor local.
O especialista em varejo destaca que o consumidor mineiro tende a valorizar mais as marcas tradicionais e produtos regionais, enquanto a varejista apostava em marcas próprias e importadas. Além disso, também havia uma percepção de que os produtos de marca própria do Dia eram de qualidade inferior, gerando desconfiança entre os consumidores, principalmente, a respeito dos alimentos frescos e perecíveis.
Outro ponto importante mencionado pelo consultor é a presença de fortes concorrentes locais. Segundo Cortizo, o mercado varejista de Minas é dominado por redes locais e regionais que possuem um forte entendimento das preferências locais e uma base de clientes leal.
O crescimento do modelo de atacarejo também acabou impactando nos resultados apresentados pela rede supermercadista no Estado, uma vez que essas lojas atraíram muitos consumidores que buscavam preços baixos. De acordo com o especialista, as redes voltadas para esse segmento acabaram competindo diretamente com o modelo de hard discount do Dia.
Cortizo alerta que, para evitar o mesmo cenário apresentado pela rede Dia Supermercado em Minas Gerais, as novas ocupantes das antigas unidades da marca deverão adotar algumas estratégias importantes.
“Foco em produtos regionais; um sortimento equilibrado entre marcas populares e produtos de marca própria; investir em modernização das lojas; parcerias com fornecedores locais; eficiência na cadeia de suprimentos – evitando rupturas”, disse.
No entanto, ele também ressalta que o Dia anunciou uma nova fase em sua trajetória no País, com algumas mudanças estratégicas de posicionamento. “A rede se reinventa como ‘atacadinho de bairro’ com foco no formato de proximidade e se concentra no estado de São Paulo, sob o comando do fundo de investimento MAM, do Banco Master”, completa.
Onde ficam as unidades que pertenciam à rede Dia Supermercado e foram convertidas em novas bandeiras em Minas Gerais:
Meu Prata Supermercado:
- Avenida Aggeo Pio Sobrinho, 401, Buritis, Belo Horizonte;
- Rua Maria Conceição Bonfim, 1371, Goiânia, Belo Horizonte;
- Avenida dos Engenheiros, 376, Castelo, Belo Horizonte;
- Avenida Waldomiro Lobo, 2100, Heliópolis, Belo Horizonte;
- Rua João Arantes, 451, Cidade Nova, Belo Horizonte;
- Avenida Vereador Cícero Ildefonso, 855, João Pinheiro, Belo Horizonte;
- Rua Ursula Paulino, 714, Betânia, Belo Horizonte;
- Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1550, Glória, Belo Horizonte;
- Rua Dr. Jefferson de Oliveira, 340, Santa Amélia, Belo Horizonte;
- Avenida Ipiranga, 7, Bandeirantes, Contagem;
- Rua Humberto de Moro, 470, Inconfidentes, Contagem;
Oliveira Super:
- Rua Padre Francisco, 585, Santo Antônio, Carmópolis de Minas;
- Avenida José Marra da Silva, 477, Centro, Carmo do Cajuru;
- Avenida Maracanã, 219, Centro, Oliveira;
Mais Prático Supermercados:
- Avenida Francisco Sá, 6, Prado; Belo Horizonte;
- Avenida Cachoeirinha, 2211, Santa Cruz, Belo Horizonte;
Supermercado Leão da Serra:
- Rua Júlio Mesquita, 150, Itaipu, Belo Horizonte;
- Rua Dona Luíza, 540, Milionários, Belo Horizonte;
Supermercados Via Bahia:
- Rua Gonçalves Dias, 774, Savassi, Belo Horizonte;
- Rua Pouso Alegre, 908, Floresta, Belo Horizonte;
Dupovo Supermercados:
- Rua Mendes de Oliveira, 417, Santo André, Belo Horizonte;
Redefruti Supermercado:
- Rua Dr. Pedro Pinto , 9, Alto Caiçaras, Belo Horizonte;
HortiPlus:
- Avenida Miguel Perrela, 633, Castelo, Belo Horizonte;
Eba Supermercados:
- Avenida Belo Horizonte, 1584, Niterói, Betim;
Supermercado Central:
- Rua Dr. Guilherme, 238, Centro, Itabirito.
Ouça a rádio de Minas