Região do Barreiro cresce e diversifica a economia

Mais antiga que Belo Horizonte – que foi inaugurada em 1897 -, a região do Barreiro tem origem numa fazenda de mesmo nome, datada de 1855. Mais tarde a Fazenda Barreiro se transformou em uma colônia agrícola povoada por imigrantes que produziam alimentos e alguns outros artigos que abasteciam o canteiro de obras, se tornando fundamental para a economia da capital que nascia.
De lá pra cá, a região viveu surtos de desenvolvimento e um período de industrialização em meados do século passado. Hoje, com 76 bairros e quase 280 mil habitantes (segundo dados do Censo 2022), é considerada uma das mais pujantes da Capital, atravessando um período de verticalização e diversificação da economia.
Conta com cerca de 4.300 estabelecimentos comerciais, segundo a plataforma Empresas Aqui, e é o segundo bairro de Belo Horizonte com maior crescimento (205%) nas vendas de imóveis, em 2024, ao saltar de 122 para 372 unidades, segundo pesquisa da Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, com dados do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Testemunha privilegiada dessa história, o diretor da Casa Grande Incorporações, Pedro Augusto Rezende, nasceu e foi criado na região. O negócio surgiu há cinco anos, tendo como origem a Imobiliária Casa Grande, presente no Barreiro há 48 anos.
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“A incorporadora e construtora nasceu justamente do desejo e da percepção que a região está em uma fase de desenvolvimento da economia e que nós podemos contribuir com isso. Queremos investir, gerar empregos e fazer com que o dinheiro circule por aqui, gerando melhores condições de vida para a população”, explica Rezende.
Segundo ele, depois de um período de dificuldades, o mercado imobiliário do Barreiro está aquecido e ganhando empreendimentos de alto padrão. A estimativa é que o Barreiro receba cerca de R$ 500 milhões em investimentos privados nos próximos dois anos. Apenas a Casa Grande com três lançamentos que incluem residenciais e áreas comerciais realiza um investimento que deve gerar R$ 160 milhões em valor geral de venda (VGV).
“O Barreiro nunca foi uma região só dormitório, mas sim uma regional com a economia sustentável. Agora estamos atraindo novos investimentos. Isso exige mão de obra qualificada e melhora a renda per capita. Um dos motivos para a mudança do plano diretor era criar regionalidades. Que as pessoas morassem, construíssem e trabalhassem na região. Isso está acontecendo e dá uma nova dinâmica para a economia do Barreiro”, avalia.
Na outra ponta do setor, está a designer de interiores Priscilla Nardini, dona do Studio Pri Nardini – design e arquitetura de interiores. Acostumada a atender clientes da região mesmo antes de se mudar, em 2023, a profissional fez do período da pandemia, entre 2020 e 2022, o seu ponto de virada.

“Vi o potencial da região com clientes que queriam reformar suas casas. O Barreiro está se verticalizando com médio e alto padrão. E tem muita gente também construindo casas, tanto moradores antigos como quem está empreendendo aqui. Estando na região, conseguimos ficar mais próximos do cliente, fazer reuniões mais produtivas. As pessoas estão aprendendo a usar serviços como o nosso. O grande desafio em regiões como a nossa é mostrar para o cliente o valor desse tipo de serviço”, destaca Priscilla Nardini.
Antigos e novos negócios movimentam economia do Barreiro
Foi ajudando a mãe a organizar excursões entre as colegas de trabalho que o empresário Aleanderson Mendes entrou no setor de turismo de maneira informal. Da experiência na adolescência ele fez meio de vida, estudou, se profissionalizou e fundou a agência IBR Turismo em 2002.
De lá pra cá, a empresa cresceu e hoje tem duas lojas na região e filiais no bairro Santa Efigênia (região Leste) e na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O período mais difícil foi durante a pandemia, quando teve três mil contratos cancelados e chegou a fechar uma unidade.

“Começamos no Barreiro porque meu pai tinha uma imobiliária aqui. No começo, atendíamos as classes C e D com pacotes rodoviários. Em 1998 compramos o primeiro ônibus. Depois passamos a trabalhar com aéreo, inclusive internacional, sempre focados nos grupos. A região está se desenvolvendo e os moradores estão valorizando o bairro. Quero fortalecer a parte empresarial no Barreiro. Hoje somos agência e operadora. Agora estamos estruturando uma central comercial e fortalecendo o on-line”, afirma Mendes.
Com planos para franquear a marca, o CEO da Studio Fit 360, Rodrigo Rodrigues, é morador do Barreiro há 35 anos. De acordo com ele, a intenção era levar um serviço de saúde e bem-estar de qualidade para os moradores, por isso, resolveu criar o empreendimento. O método exclusivo, com 50 minutos de treino completo, promete ao aluno não somente o que a pessoa quer, mas o que realmente precisa. A Studio Fit 360 tem duas unidades nas principais avenidas da região: uma na Olinto Meireles e outra na Sinfrônio Brochado.
“Acredito muito no movimento de mudança da região com o lançamento dos primeiros empreendimentos de luxo na região. Nem parece o mesmo lugar que já foi visto com área de plantio e sofria preconceito. Os serviços estão cada vez mais diversos porque as pessoas querem viver e trabalhar aqui. Hoje quem mora no Barreiro não precisa ir ao centro de Belo Horizonte para praticamente nada”, observa Rodrigues.
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