Relatos de mães de BH viram livro

Relatos tecidos pelo fio da memória, das delícias e dissabores que constituem a vida de Adélia, Ana Cristina, Ana Fonseca, Brisa, Deborah, Luciana, Rúbia e Williana. Em “História de mãe”, essas oito mulheres que vivem na cidade de Belo Horizonte compartilham suas vivências da maternidade.
Os depoimentos, acompanhados por ensaio fotográfico de Laís Gouvêa, revelam o quanto é desafiador ser mãe no Brasil, em função da falta de políticas públicas, do preconceito e de outras questões estruturais da sociedade.
O livro organizado pela própria Laís Gouvêa, que há 8 anos é fotógrafa documental de famílias, e por Juliana Daher, artista, produtora, cultural e mestra em Estudos da Linguagem, será lançado no dia 13 de maio, a partir das 10 horas, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, com entrada franca. Outros lançamentos estão agendados para os meses de maio e junho, nos Centros Culturais.
De acordo com Laís Gouvêa, “História de mãe” explora a diversidade, a pluralidade da maternidade. “No grupo, temos mulheres com vozes individuais, mas com diversas questões com as quais muitas outras vão se identificar.”
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para produzir o livro, as organizadoras se inspiraram em um projeto realizado por Laís Gouvêadurante a pandemia. Há três anos, ela lançou no Instagram a campanha “Me conta a sua história”, com o tema da maternidade, convidando as mães a escreverem sobre si mesmas. “Com a pandemia, o isolamento social trouxe uma carga imensa para as mulheres. E os depoimentos me sensibilizaram, me emocionaram muito.”
Segundo a fotógrafa, “História de mãe” mostra o quão desafiador é ser mãe em um País como o Brasil. “Na maternidade, falta apoio, faltam políticas públicas para as mulheres, que enfrentam o machismo, o patriarcado, o racismo, capacitismo, dificuldades na adoção, entre outras. E muitas dessas questões são apresentadas por meio da escrita delas”, conta.
Laís Gouvêa e Juliana Daher acreditam que compartilhar essas histórias é uma forma de as mulheres mães se unirem e se fortalecerem. “A nossa expectativa é que o livro gere identificação por parte de outras mulheres e promova a discussão do tema, já que se trata de uma questão social e política”, afirma a fotógrafa.
As imagens que acompanham os textos mostram momentos de intimidade no cotidiano de mãe e filhos, em um ensaio espontâneo. “Fiz as fotos sem direção, a maior parte delas na casa das famílias”, explica Laís Gouvêa. “No livro, a narrativa visual amplia a narrativa textual e vice-versa”, complementa Juliana Daher.
A publicação será distribuída gratuitamente durante os lançamentos e conta com versão acessível para pessoas com deficiência visual, disponível em: livrohistoriademae.blogspot.com. “História de mãe” foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas