Gestão da reputação é principal foco das ações de comunicação das empresas, revela Aberje

A atuação das ações de comunicação das organizações tem como foco: a gestão da reputação e de valor da marca junto ao público externo (88%); a prevenção e gestão de crises de reputação junto a todos os públicos (81%), a gestão do engajamento das equipes e da coesão do público interno (69%); a gestão do posicionamento da organização em relação às ações de ESG (67%) e a definição de estratégias de negócio e de posicionamento de mercado (60%).
Os dados constam na segunda edição da pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração e Inteligência Artificial na Comunicação”, realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O estudo teve por objetivo conhecer o atual estado da arte da mensuração e utilização da inteligência artificial nos processos de comunicação e estabelecer as suas relações com a Cultura de Dados presente hoje nas áreas de Comunicação das Organizações.
Em relação aos objetivos estratégicos das organizações, que mais estão conectados às ações de comunicação, os principais temas apontados foram: o aumento do engajamento dos funcionários (77%); a agenda ESG (75%); as crises de reputação (75%) e o aumento da participação da organização no mercado (70%). Os problemas relacionados aos funcionários (27%) é o que está menos conectado às ações de comunicação.
De forma geral, todos os processos de comunicação utilizam dados sistematizados para a tomada de decisão nas organizações, com destaque para a comunicação digital (87%); publicações digitais (72%); reputação corporativa (68%); relacionamento com a imprensa (68%) e valor da marca (67%).
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“Uma das perguntas da pesquisa foi sobre a utilização de dados sistematizados, com que frequência se utiliza na comunicação e, obviamente, os resultados mostraram que eles estão mais relacionados à comunicação digital. Os processos que tiveram índices menores, como relações com investidores e acionistas, por exemplo, que foi de 38%, não significa que sejam processos que não se utilizam de dados sistematizados, mas que eles não estão diretamente subordinados e ligados à área de comunicação das organizações”, revela o coordenador do núcleo de pesquisas da Aberje, Carlos Ramello.
A pesquisa foi realizada pela Aberje em parceria com a Cortex, referência em inteligência de dados. Foram tratadas questões sobre a gestão das ações de Comunicação, e as intersecções entre a área de Comunicação e sua Cultura de Dados, em relação à origem dos dados, sua arquitetura, governança e integração. Também foram desenvolvidas questões sobre as métricas aplicadas, na avaliação das ações de Comunicação, e a sua relação com as metas definidas para a área. Por fim foram abordados os temas sobre a utilização da inteligência artificial e a intensidade, abrangência e frequência da aplicação de elementos de mensuração em atividades de Comunicação nas Organizações.
Mantendo, praticamente, os mesmos resultados, em relação à pesquisa anterior (2023), as áreas de comunicação da maioria das empresas participantes, 52%, se enquadram em nível intermediário em relação à cultura de dados. Em 2023 esse número foi de 51%. Este ano, 32% das áreas de comunicação estão posicionadas em um nível básico (em 2023 eram os mesmos 32%) e 14% já estão posicionadas em um nível avançado com relação à cultura de dados (em 2023 eram 11%).
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