Negócios

Requalificação do Café Nice está em curso e expectativa é reinaugurar em julho

Em abril foi lançada a campanha “Abrace o Nice” que arrecadou recursos e conquistou parceiros para promover a revitalização do espaço
Requalificação do Café Nice está em curso e expectativa é reinaugurar em julho
Foto: Divulgação Café Nice

As obras de requalificação do Café Nice, uma das mais tradicionais cafeterias de Belo Horizonte, já estão em curso, e a expectativa é reinaugurar o espaço no início de julho. As intervenções foram viabilizadas por meio de uma intensa campanha para evitar o fechamento do local. Enfrentando um dos momentos mais críticos da história e correndo o risco de encerrar as atividades, o Café Nice lançou, em abril, a campanha “Abrace o Nice”, que arrecadou recursos e conquistou parceiros para promover a revitalização do espaço.

A estimativa é que o custo da requalificação e das demais ações para garantir o funcionamento do Café Nice – ícone da Praça Sete e do Centro de Belo Horizonte – fique próximo de R$ 280 mil. A patrocinadora oficial do projeto é a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que, além de disponibilizar parte dos recursos financeiros, também mobilizou outros parceiros. A campanha “Abrace o Nice” é promovida pela Oficina Paraíso e conseguiu chamar a atenção da população, além de atrair investidores e apoiadores.

O coordenador da campanha, Douglas Issa, explica que as intervenções no Café foram iniciadas e que a programação prevê a reinauguração do espaço em julho. A revitalização preservará a arquitetura histórica do Nice, com manutenção da estrutura original. Haverá ainda a restauração dos equipamentos antigos, aquisição de novos e promoção de melhorias operacionais.

“Já fizemos os reparos diversos, inclusive nas infiltrações, efetuamos manutenções e, agora, vamos iniciar a etapa de pintura. A loja está funcionando normalmente, mas vamos paralisar as atividades no feriado e no fim de semana, de 19 a 22 de junho, para a pintura do espaço.”

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além da busca por patrocinadores, o projeto contou com uma ação de financiamento coletivo, cuja meta era arrecadar R$ 30 mil. A mobilização deu certo, e foram arrecadados R$ 39.730 com a venda de produtos personalizados criados especialmente para a etapa. Dentre os itens estavam, por exemplo, canecas, bonés e camisas que carregam toda a memória afetiva do Café Nice.

Foto: Divulgação/Café Nice

O sócio-proprietário do Café Nice, Renato Moura Caldeira, está otimista com a revitalização do espaço. “As expectativas são as melhores possíveis. Primeiro, porque a campanha ‘Abrace o Nice’ foi um sucesso. Nos dez primeiros dias, conseguimos atingir o objetivo que estava previsto para 30 dias. Em segundo lugar, as divulgações feitas na imprensa e nas redes sociais ajudaram a ampliar o movimento. Muitas pessoas estão vindo matar a saudade e também há novos clientes querendo conhecer. Acho que vai dar certo”, disse.

Além da requalificação, serão desenvolvidas ações que darão sustentabilidade aos negócios, como a qualificação da gestão operacional e financeira da empresa. Também estão previstos projetos de comunicação, com o desenvolvimento de identidade visual, produção de conteúdo, gestão da campanha e engajamento da comunidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas