Resort de Inhotim é premiado no ‘Oscar do Turismo’

O Clara Arte Resort, localizado no museu de arte contemporânea e Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi eleito o Melhor Resort de Família da América do Sul pelo World Travel Awards 2025, uma das premiações mais reconhecidas do turismo mundial – considerada o ‘Oscar’ do setor. O reconhecimento consolida o empreendimento mineiro entre os principais destinos de hospedagem do continente.
Outros locais turísticos brasileiros foram destaques na premiação. O País recebeu outras cinco distinções, com destaque para o Rio de Janeiro, premiado como Melhor Destino de Praia da América do Sul, Melhor Destino para City Break e Melhor Destino de Eventos e Festivais. O Tivoli Ecoresort, na Praia do Forte, na Bahia, foi reconhecido como Melhor Resort de Praia da América do Sul, e o Melhor Quarto de Hotel ficou com a Penthouse do Copacabana Palace, na capital fluminense.
Brasil ainda pode levar mais prêmios para casa
Além das vitórias regionais, o Brasil foi indicado em três categorias globais, consideradas de maior prestígio da edição:
- Melhor Destino de Cruzeiros do Mundo
- Melhor Destino de Patrimônio Histórico do Mundo
- Melhor Destino de Natureza do Mundo
As votações permanecem abertas até 26 de outubro no portal oficial do World Travel Awards.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as indicações e conquistas refletem o momento de expansão do turismo brasileiro. “Ser finalista do ‘Oscar do Turismo’ reafirma a diversidade dos destinos do Brasil, com uma biodiversidade incomparável e a hospitalidade do nosso povo”, afirmou.
Crescimento histórico do turismo no País
O reconhecimento internacional ocorre em meio a um recorde de visitantes estrangeiros. Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil recebeu 7,09 milhões de turistas internacionais, o maior volume já registrado para o período. O número é 45% superior ao de 2024 e supera a meta prevista pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que projetava 6,9 milhões de visitantes para todo o ano.
O Inhotim
Com 140 hectares de visitação, o Instituto Inhotim reúne 1.862 obras de 280 artistas de 43 países, integradas a um jardim com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras.
Idealizado pelo empresário Bernardo de Mello Paz, o Inhotim foi inaugurado em 2006 e é hoje um dos maiores museus a céu aberto do mundo. Entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, o instituto promove experiências que unem arte, natureza, pesquisa e educação, com foco na sustentabilidade e na inclusão social.
Ouça a rádio de Minas