Restauração de estação ferroviária quer revitalizar o turismo em Moeda
O transporte ferroviário é parte fundamental da história de Minas Gerais e, embora as ferrovias tenham cedido espaço ao transporte rodoviário a partir da década de 1950, o trem e as estações seguem no linguajar, nas memórias e no coração dos mineiros. Em Moeda, na região Central, a antiga estação, inaugurada em 1919, está sendo recuperada e deve fomentar a economia criativa e o turismo local.
O trabalho minucioso e delicado está sendo realizado por meio da Lei Rouanet. O projeto está orçado em R$ 2,8 milhões, incluindo a revitalização e a construção de infraestrutura no entorno.
Pequenos recortes nas paredes, chamados “janelas de prospecção”, permitem enxergar as diferentes camadas de pintura, revelando as transformações que o prédio sofreu ao longo das décadas. Esses trechos serão mantidos para que os futuros visitantes conheçam as técnicas de construção e as diferentes intervenções feitas ao longo do tempo no imóvel. Cada tom e textura descobertos ajudam a contar um pedaço da trajetória da estação e das intervenções realizadas em diferentes períodos.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Moeda, Guilherme Marra, estão sendo construídos no local uma lanchonete e um sanitário público, seguindo o mesmo padrão arquitetônico da estação e garantindo acessibilidade plena, com rampas e infraestrutura adequada para pessoas com deficiência.
O espaço também contará com bancos e mesas para jogos de tabuleiro, criando áreas de convivência e lazer para a comunidade. Serão implantados locais destinados à realização de feiras de artesanato e de agricultura familiar, incentivando o empreendedorismo local e a economia criativa.
Além disso, o projeto prevê o plantio de árvores frutíferas, como pitangueiras, aceroleiras e goiabeiras, bem como espécies nativas da região, reforçando o compromisso com o paisagismo e a sustentabilidade.
“A estação foi tombada pelo município em 2006, mas recebeu apenas ações de conservação. A restauração está começando agora. É um trabalho delicado, que exige profissionais extremamente qualificados. A ideia é que o espaço receba a feira municipal todo final de semana, valorizando o comércio local e impulsionando a criação de novos atrativos. Vamos realizar também o Sarau da Cidade e já iniciamos um estudo para criar um museu ou memorial da ferrovia e do município”, explica Marra.
Com pouco mais de 5 mil moradores, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é conhecida pelas belezas naturais que atraem turistas interessados em esportes radicais e na simples contemplação da natureza, além da gastronomia típica da região, destacada pelos derivados do leite e pelas quitandas mineiras.
O turismo no município também é marcado por diferentes práticas religiosas, que aproveitam a tranquilidade da natureza preservada na Serra da Moeda para retiros, festas e procissões.
A inauguração da estação está marcada para o dia 12 de dezembro, quando Moeda celebra 71 anos de emancipação. Faz parte dos planos do secretário também a realização de um concurso de presépios e de decoração de Natal no comércio da cidade.
“Estamos convidando as famílias a doar itens históricos para uma exposição na inauguração da estação. O desejo é, na segunda etapa, digitalizar o acervo para uma exposição permanente e também criar um espaço de lazer com quadra e área compartilhada”, anuncia o secretário de Cultura e Turismo de Moeda.
Ouça a rádio de Minas