Negócios

Restaurante Lagar Tragaluz, de Tiradentes, abre as portas no DiamondMall, em BH

Inauguração acontece nesta quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador; saiba como será o espaço
Restaurante Lagar Tragaluz, de Tiradentes, abre as portas no DiamondMall, em BH
Foto: Tragaluz/Divulgação

Tradicionalmente conhecido por ser um dos principais estabelecimentos gastronômicos da cidade de Tiradentes, o restaurante Lagar Tragaluz expande sua operação em Minas e passa a ter uma unidade em Belo Horizonte. A inauguração acontece nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, no 4º andar do DiamondMall, shopping localizado na região Centro-Sul da Capital.

Sob a liderança do chef executivo Felipe Rameh e da chef operacional Jéssica Mota, o Lagar apresenta um menu que celebra ingredientes da gastronomia mineira contemporânea, além de pratos internacionais, levando em conta a sazonalidade dos produtos.

Segundo o sócio-proprietário do Tragaluz, Pedro Navarro, os clientes poderão desfrutar tanto de pratos executivos durante o almoço quanto de um menu à la carte com opções que homenageiam regiões mineiras produtoras de azeite e vinho. “Estamos muito felizes em compartilhar, agora em Belo Horizonte, este novo empreendimento que traduz bem a nossa vocação”, comemora.

Segundo ele, o espaço do restaurante tem capacidade para 120 pessoas, e conta com um moderno projeto arquitetônico assinado pelo escritório Play Arquitetura. Além disso, dentro do estabelecimento, há um bar que se destaca com a produção de drinques e coquetéis servidos em um lounge anexo. Ali, um balcão de pedra busca aproximar os clientes da cozinha de finalização.

“Na nossa cozinha, celebraremos ingredientes de excelente procedência com uma comida para ser festejada ao redor de uma boa mesa e boa companhia”, diz Pedro Navarro. Além disso, o restaurante também conta com uma sala privativa que pode ser alugada para eventos familiares e corporativos.

Tradição da boa mesa em Tiradentes

No estabelecimento da rede em Tiradentes, localizado na rua Direita, a tradição da cozinha mineira existe há décadas. Por lá, o Tragaluz ocupa um casarão de cerca de 300 anos, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Imagem interna do restaurante Tragaluz em Tiradentes
Restaurante Tragaluz em Tiradentes | Crédito: Divulgação Tragaluz

“Quando começamos a funcionar nesse imóvel, adotamos como premissa um exercício familiar: fazer tudo com enorme respeito, fosse pela história, pelo conjunto arquitetônico ou pela natureza e, acima de tudo, pelas pessoas que aqui vivem e que aqui entram”, aponta Navarro.

Um dos pratos de destaque no restaurante é o Pintada. A receita é servida à moda da casa com arroz caldoso com paio e especiarias, finalizado com galinha d’Angola confit e crocante de milho e microbrotos.

Receita Pintada é a pedida principal do Tragaluz | Foto: Divulgação Tragaluz

Já a sobremesa mais pedida é uma receita de goiabada prensada com castanha de caju granulada, frita na manteiga e servida sobre cama de catupiry. Segundo o chef da casa, Felipe Rameh, o prato ganhou ares de celebridade.

“Esteve no New York Times, na Paris Match, na Ucrânia, em Praga, Berlim, Lisboa, e aqui no Brasil, com a Ana Maria Braga na Globo, que ensinou o preparo ao vivo em seu programa. A receita da sobremesa foi elaborada após muita pesquisa e diversos testes de acompanhamento. Afinal, tinha que ser uma goiabada com queijo, mas que fugisse do clássico mais copiado das Minas Gerais: o Romeu e Julieta”, lembra.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas