Negócios

Rodada do programa recebeu milhares de inscrições

A 5ª rodada do Seed recebeu mais de 1.000 inscrições de startups de diferentes estados do País. Ao todo 40 foram selecionadas e, depois de 24 semanas de programa, 35 startups e 88 empreendedores encerram o ciclo de aceleração. Para o coordenador-geral do Seed, Daniel Oliveira, a 5ª rodada marcou a fase de amadurecimento do programa, que já completa seis anos. “A cada edição ganhamos mais maturidade e mais entendemos nosso papel. Gosto de brincar que a gente saiu da adolescência e chegou à fase adulta, acompanhando o mesmo crescimento pelo qual passam as startups do ecossistema mineiro de inovação”, afirma.

O coordenador explicou que ainda é cedo para falar das mudanças do programa em 2019, mas destaca que esse momento de reformulação é positivo. “Um novo ano e uma nova gestão no governo são boas oportunidades porque faz com que a gente repense e reoxigene o programa”, diz. Segundo Oliveira, uma das ações que vêm se destacando no programa e vai continuar nas próximas edições é a “Difusão”. É o momento em que os empreendedores que participaram do programa viajam pelo Estado compartilhando aprendizados. Até agora, os empreendedores da 5ª rodada se envolveram em 770 atividades distribuídas em 1.784 horas. Mais de 20 mil pessoas foram impactadas.

Durante a cerimônia de formatura das startups, realizada na quarta-feira (30) na Cidade Administrativa, algumas delas foram premiadas como destaques em diferentes categorias. A startup eleita como a melhor da rodada foi a Metha Energia, que oferece até 15% de desconto na conta de luz para pessoas físicas ao conectar quem quer economizar a microgeradores de energia espalhados pelo Estado. O co-fundador, Victor Soares, afirma que os aprendizados e as conexões do programa foram essenciais para que a empresa saísse de uma ideia no papel para um negócio lucrativo. “Em menos de cinco meses a empresa saiu de zero para 2.500 clientes. E a meta para 2019 é atingir 20 mil clientes e faturar R$ 25 milhões”, comemora.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas