Negócios

Rotas de verão devem render fôlego ao setor de aviação civil

Rotas de verão devem render fôlego ao setor de aviação civil
Crédito: Divulgação/Azul

Cercadas de protocolos internacionais de segurança sanitária e ansiosas por reequilibrar as contas, as companhias aéreas apostam no verão e lançam novas rotas e frequências ligando Belo Horizonte a destinos de praia, interior do Estado e até para outros países.

Em 1º de fevereiro, Uberaba, no Triângulo, terá ligações diretas e diárias para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em três frequências da Azul Linhas Aéreas. As passagens para os novos voos, que seguirão os protocolos de higiene e segurança adotados pela empresa desde o início da pandemia, já estão à venda nos canais da empresa. Para a reabertura da base, serão utilizadas aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.

Também para atender a demanda de verão, a companhia colocou à disposição dos clientes que usam o BH Airport como base, desde a segunda quinzena de dezembro, voos para Guarapari, no Espírito Santo, e Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Também foram acrescentadas uma frequência diária para Natal (RN) e outra para João Pessoa (PB).

Em 19 fevereiro, estreia a da rota para Foz do Iguaçu (PR), com uma frequência aos sábados e, em 1º de janeiro, começou a operar a rota para Aracaju (SE), com uma frequência de segunda a sexta.

Crédito: Divulgação/Gol
Crédito: Divulgação/Gol

De acordo com o gerente de planejamento de malha da Azul, Vitor Silva, em dezembro, a empresa operou 85% de sua capacidade doméstica se comparado com o período pré-pandemia, atendendo 113 destinos domésticos. No mesmo período do ano de 2019, a companhia havia ofertado 900 voos/dia.

“Vivemos um período de retomada gradual e responsável do turismo em todas as partes do País. Respeitando as regras de ouro deste momento e as perspectivas da vacinação em massa, as pessoas já podem aproveitar o verão para viajar com suas famílias, amigos e parentes e para conhecer paisagens belíssimas que temos no Brasil. Partindo de BH, nossos clientes poderão contar com a Azul ao longo de todo o verão e viajarão com todas as medidas de higiene e segurança que adotamos desde o início da pandemia”, afirma Silva.

A Gol Linhas Aéreas também se esforça para atender os viajantes mineiros e os turistas que querem desfrutar os atrativos de Minas Gerais. A companhia reforçou rotas que ligam Belo Horizonte a Fortaleza, capital do Ceará, e Porto Seguro, no litoral baiano.

Internacional – Desde o dia 23 de novembro, a Copa Airlines retomou as atividades em Minas Gerais, ligando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, três vezes por semana, ao Aeroporto Internacional de Tocumen, localizado no Panamá. A cidade é a quarta a receber voos da companhia após o reinício das atividades no Brasil. Operando em Confins desde 2008, a companhia passou oito meses com as operações suspensas em função da pandemia.

“Operamos há alguns anos em Minas Gerais e este sempre foi um mercado bastante importante para a Copa Airlines. Belo Horizonte tem papel estratégico para nós e, por isso, conseguimos retomar as atividades na região ainda em 2020, assim como em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Neste primeiro momento, a demanda no Estado está dentro do que a Copa Airlines projetou para o Aeroporto de Confins, então estamos bastante confiantes sobre as operações em 2021. Continuaremos atentos às necessidades dos nossos passageiros ao longo deste ano para garantir que todos possam viajar em segurança”, destacou o gerente regional de Vendas da Copa Airlines, Carlos Antunes.

Novos destinos – Teve início a venda de passagens para três novos destinos que serão inaugurados em março deste ano: Nova York, Boston e Miami. Uma novidade é que os voos podem ser adquiridos na nova plataforma de venda de passagens (https://bh-airport.kiwi.com/br) da BH Airport, concessionária do aeroporto. Operadas pela Eastern Airlines, os voos ocorrerão seis vezes por semana.

O primeiro voo de Boston para Belo Horizonte está previsto para o dia 28 de março, com saída do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte no dia 29. A frequência semanal de saídas da cidade americana será às quintas-feiras e domingos, bem como partidas de Belo Horizonte nas segundas e sextas-feiras.

Crédito: Divulgação/Copa Airlines
Crédito: Divulgação/Copa Airlines

No caso de Miami, a primeira operação vinda da cidade americana está programada para o dia 29 de março. Já a partida de Belo Horizonte ocorrerá no dia 31 de março. Semanalmente, as partidas de Miami ocorrem às segundas e sextas-feiras, enquanto as saídas da capital mineira estão previstas para as quartas-feiras e domingos.

Por fim, o primeiro voo vindo de Nova York sai da cidade americana no dia 30 de março. A operação parte de Belo Horizonte no dia 30. As partidas de Nova York, assim como as saídas de Belo Horizonte, estão previstas para terças-feiras e sábados.

De acordo com o gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport, Clayton Begido, com os novos destinos, Belo Horizonte e os mineiros terão maior conectividade com os Estados Unidos e também com o mundo. Vale ressaltar que essa será a primeira vez que a companhia aérea fará voos regulares ao Brasil, bem como a capital mineira é a primeira cidade brasileira contemplada pela empresa.

“Disponibilizar o acesso a esses destinos, partindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é um ganho para todos os mineiros. Estamos sempre em negociação com as companhias aéreas para ampliar a conectividade de Minas Gerais e a parceria com a Eastern é uma ótima notícia para esse início de ano. Nosso intuito trazer mais novidades para os mineiros ao longo de 2021”, afirma Begido.

Antes da pandemia, eram oferecidos no aeroporto voos para cinco destinos internacionais: Orlando, Fort Lauderdale, Buenos Aires, Panamá e Portugal. Até o momento, foram retomadas as operações para Portugal, com a TAP, e para a Cidade do Panamá, com a Copa Airlines.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas