Roteiros pelo Brasil seguem no topo dos desejos
Os dois últimos anos mudaram drasticamente a realidade da indústria de viagens e turismo. O setor que vinha há anos em constante evolução sentiu a grande transformação do negócio em 2020, quando a pandemia explodiu. Pensando nisso, o Hurb fez um levantamento interno para analisar os principais comportamentos dos viajantes, identificando como, a partir deles, podemos levantar as novas tendências para o segmento em relação ao comportamento de compra, consumo e hábitos dos brasileiros que começam aos poucos a retomar as viagens. Embora os modismos possam ir e vir, algumas tendências de turismo indicam a direção da indústria como um todo, e identificar e abraçar essas tendências é vital para permanecer relevante no futuro.
De acordo com o relatório produzido em dezembro de 2021, os destinos nacionais mais vendidos em faturamento são: Maceió (5%), seguido de Porto de Galinhas (5%), Maragogi (5%), Recife (4%), Natal (4%), Porto Seguro (3%), Beto Carrero (3%), Gramado (3%), João Pessoa (2%) e Fernando de Noronha (2%).
Entre os destinos internacionais, Cancún permanece no topo da lista com 11% no total de faturamento, Orlando aparece em segundo lugar (8%), seguido de Punta Cana (7%), Paris (4%), Roma (3%), Egito (3%), Playa Del Carmen (2%), Atenas e Santorini (2%), Pacote Toscana (Florença + Pisa + Siena + Pienza) (2%) e Lisboa (2%). “Com as restrições de viagens e requisitos de quarentena em vigor em certos países, junto com a ansiedade mais generalizada em torno das viagens internacionais, os viajantes estão em busca de destinos com praias e/ou que incluem pacotes variados voltados para a natureza e ao ar livre”, comenta a head de Performance e Design no Hurb, Ionã Oliveira.
O relatório aponta, mesmo em um ano pandêmico, que mais de 300 mil pessoas viajaram em 2021. A grande maioria optou por destinos nacionais (90%), enquanto aproximadamente 10% viajaram para fora do país. “Com o avanço no processo de imunização contra a Covid-19 no mundo e após quase dois anos de pandemia, tem despertado a vontade de muitas pessoas em voltar a viajar. Entre as tendências para os próximos anos, estão o ecoturismo e destinos que proporcionam a melhor experiência aos viajantes”, diz Ionã Oliveira.
Destinos -De acordo com o Hurb, que levantou as novas tendências no horizonte para os próximos anos, os destinos mais comprados para o ano de 2022 são Orlando, que aparece no topo da lista, seguido por Maceió, Recife, Cancún e Gramado. Para 2023, Orlando continua como queridinho para curtir as férias, seguido de Recife, Maceió, Punta Cana e Cancún. “Orlando é o destino mais procurado nos próximos dois anos. Com uma infinidade de atividades e um grande parque a céu aberto, temático, aquático, centenas de hotéis, museus e lojas, a Disney é um destino muito desejado pelos brasileiros e uma viagem para lá é o sonho de muita gente”, comenta o gerente.
Quanto aos pacotes mais procurados, estão: ingressos para parques temáticos na Disney, ingressos de translado ida e volta de Catamarã para Isla Mujeres, em Playa Del Carmen, e ingressos para o show no Coco Bongo, em Cancún. “Em 2022, com menos restrições em vigor, muitas pessoas buscarão reverter os efeitos dos últimos dois anos em suas mentes e corpos. Por isso, acreditamos que os viajantes vão optar por pacotes e programas que visam reduzir o estresse, recarregar o corpo e restaurar a vitalidade e energia.
Para 2022, especialistas dizem que a expectativa de vendas por pessoa será de 330 mil a 600 mil pacotes, no entanto esse número pode mudar dependendo da abertura dos destinos ainda afetados pela pandemia, das confirmações de formulário dos viajantes e da estratégia do Hurb para 2022. “Para os próximos anos, existe uma grande demanda do turismo incluindo destinos nacionais e internacionais com os mais variados pacotes. Entendemos que as viagens trazem aos brasileiros uma sensação de alívio, de relaxamento e até de prazer. Porém, todo cuidado é pouco e antes de embarcar rumo a um novo destino, orientamos os turistas a manter as medidas sanitárias durante todo trajeto da sua viagem”, ressalta Ionã Oliveira.
Gripe e Covid-19 geram cancelamento de voos
Centenas de voos foram cancelados nos aeroportos brasileiros, em janeiro, em decorrência do aumento de casos de gripe e Covid-19 entre os funcionários e tripulação das companhias aéreas.
Em nota, a Latam confirmou 44 voos cancelados, só na última quarta-feira (12), e um total de 183 entre o último domingo (9) e o próximo (16). O número representa cerca de 1% do total de voos domésticos e internacionais programados pela Latam Brasil durante todo o mês de janeiro.
Também por meio de nota, a Azul afirma que “registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves – e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo”.
A Azul ressalta ainda que “mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac”.
Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Ondino Dutra, na primeira semana de janeiro, houve um aumento de 400% de apresentação de dispensa médica dos tripulantes da Azul, especialmente entre os comissários de bordo, em relação à média dos últimos 12 meses.
“Mas nós temos a informação dada pelas outras empresas, Gol e Latam, que de fato o número de afastamentos por dispensa médica aumentou bastante.”
A Gol informou, também através de nota, que “houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança”.
O presidente do SNA recomenda que as companhias deem suporte aos tripulantes em situação de dispensa médica.
“As nossas recomendações são dar todo o suporte necessário para tripulante em dispensa médica e também ter rigor no cumprimento da regulamentação das jornadas de trabalho e também dos descansos, dos repousos e das folgas que são parte importante na manutenção do equilíbrio físico e emocional de todos os tripulantes.”
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que está monitorando os casos de doenças respiratórias em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo e reforça que as medidas de segurança recomendadas pela Anvisa vêm sendo cumpridas desde o início da pandemia.
A agência também informou, por meio de nota, que “monitora as medidas operacionais que vêm sendo adotadas pelas companhias aéreas para minimizar os impactos causados pelos atrasos e cancelamentos de voos, bem como o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros, determinadas pela Resolução Anac 400/2016”.
Direito do passageiro – Quem estiver com voo atrasado ou cancelado tem direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme prevê a Resolução 400/2016.
Segundo o artigo 12, as alterações realizadas de forma programada pelo transportador, em especial quanto ao horário e itinerário originalmente contratados, deverão ser informadas aos passageiros com antecedência mínima de 72 horas. Para isso, o transportador deverá oferecer as alternativas de reacomodação e reembolso integral.
Caso o passageiro compareça ao aeroporto em decorrência de falha na prestação da informação, o transportador deverá oferecer assistência material, bem como as seguintes alternativas à escolha do passageiro:
• Reacomodação;
• Reembolso integral;
• Execução do serviço por outra modalidade de transporte
A Anac também recomenda que os passageiros acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pela empresa aérea, como aplicativos, site e central de atendimento.
Para saber mais sobre os direitos e deveres do passageiro, acesse o site da Anac (www.gov.br/anac/pt-br). (Brasil 61)
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