De saída do mercado mineiro, Cencosud negocia venda de dois imóveis para o Villefort

A Cencosud Brasil, varejista multinacional, está negociando a venda de dois pontos comerciais desativados para a rede mineira de atacarejo Villefort Atacado e Varejo. Uma dessas lojas está localizada na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A operação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Conforme documentos enviados ao órgão regulador, a unidade mineira está situada na avenida Paulo Roberto Cunha Santos, 1.451, no bairro Presidente Roosevelt. Já o outro imóvel está localizado no município de Anápolis, no estado de Goiás. Ambas as lojas abrigavam operações da rede Bretas Supermercados, pertencente ao grupo chileno Cencosud.
Caso seja aprovada, essa negociação proporcionará à rede Villefort uma oportunidade de expandir as operações para duas cidades onde a varejista ainda não atua. Atualmente, a empresa conta com 34 unidades em Minas e outras duas em Goiás. Já para a Cencosud, a operação possibilitará o redirecionamento do foco de atuação do grupo no mercado brasileiro.
De acordo com representantes da Cencosud Brasil, o fato dos dois pontos negociados estarem desativados reforça a ideia de que essa negociação é incapaz de gerar qualquer preocupação concorrencial.
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“A operação não resulta em sobreposição horizontal nem integração vertical entre a CEMA (Villefort) e as lojas-alvo, representando a entrada da CEMA nos municípios de Uberlândia e de Anápolis”, esclarece.
Negociação entre Cencosud e Supermercados BH
Vale lembrar que a Cencosud Brasil também está negociando a venda das operações do Bretas em Minas Gerais para a rede Supermercados BH. A operação, no valor de R$ 716 milhões, inclui 54 supermercados, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição (CD) e outros ativos relacionados.
Assim como no caso envolvendo a rede Villefort, essa operação também necessita de aprovação do Cade para ser concluída, assim como o cumprimento das condições contratuais habituais neste tipo de transação.
O CEO da Cencosud, Rodrigo Larrain, explica que, caso seja aprovada, essa operação permitirá que a subsidiária do grupo chileno no País concentre esforços em regiões mais rentáveis para a empresa.
“Esta operação pontual nos permitirá concentrar nossos esforços e recursos em mercados do Brasil onde vemos melhores oportunidades de crescimento e rentabilidade”, diz.
No Brasil, além do Bretas, a empresa também é proprietária das bandeiras GBarbosa, Mercantil Atacado, Perini, Prezunic, SPID e GIGA Atacado. A Cencosud Brasil está presente em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo e em Minas.
Sobre o Bretas

O Bretas foi fundado em 1954, na cidade de Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas Gerais. Em 2010, a empresa foi adquirida pela chilena Cencosud por R$ 1,35 bilhão; um valor acima da atual negociação com a rede mineira Supermercados BH. Até então, a varejista contava com 62 lojas distribuídas por Minas, Goiás e Bahia.
Na época, a rede era apontada pelo Ranking Abras como a maior do Estado e a sétima do Brasil. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a empresa havia registrado um faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2009.
Para efeito de comparação, a rede Supermercados BH – compradora das operações do Bretas em Minas Gerais e atual líder do segmento no Estado – ocupava a terceira posição entre as empresas com sede em Minas e a 15ª no ranking nacional, com R$ 1,172 bilhão de faturamento.
Com o passar do tempo, o Bretas foi perdendo espaço no mercado mineiro, principalmente, para as demais redes regionais. Inclusive, a Cencosud Brasil aponta, no balanço do terceiro trimestre de 2024, que nem mesmo o bom desempenho das unidades convertidas para o modelo de atacarejo foi suficiente para compensar a maior competição no setor, com aberturas de lojas nas regiões onde o grupo atua.
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