Negócios

Saint-Gobain Canalização reforça estratégias de inovação e diversidade

Parcerias foram firmadas nos últimos meses com startups dos ramos de tecnologia e recrutamento feminino
Saint-Gobain Canalização reforça estratégias de inovação e diversidade
Somente ao longo de 2023, a iniciativa pioneira com a IBBX resultou na instalação de mais de 1,7 mil sensores | Crédito: Saint-Gobain Canalização/Divulgação

A Saint-Gobain Canalização, com planta industrial em Itaúna, no Centro-Oeste do Estado, está mirando os esforços para atualizar e ampliar serviços, além de criar novos produtos. Uma das estratégias da companhia são parcerias que tem firmado com startups dos ramos de tecnologia e recrutamento feminino.

Um dos contratos diz respeito à startup de RH Plure. Juntas, as empresas estabeleceram a meta de atrair mais diversidade feminina para as áreas administrativa, operacional e de liderança. A colaboração entre as duas empresas, iniciada no meio do ano passado, já resultou na inclusão de mais 1,7 mil currículos de mulheres ao banco de talentos.

“Sempre fiz os treinamentos e os programas propostas pela empresa. Mas a minha experiência no ‘Carreira de Mulher’ foi ainda mais gratificante e surpreendente. O programa nos encorajou a aprofundar o nosso autoconhecimento e ainda me deu ferramentas necessárias para alçar novos voos na minha vida profissional”, afirma a Líder de Produção Moldação Gazzola, Marina Rodrigues.

Apostas de ampliação também foram realizadas no setor de serviços

Além disso, visando ampliar as operações, especialmente nas áreas ligadas à indústria 4.0, a Saint-Gobain Canalização fechou parceria, há pouco mais de um ano, com a empresa de energia reciclada IBBX. A aposta deu certo e, até o fim de 2023, mais de 1,7 mil sensores desenvolvidos pela empresa e a startup foram instalados em 30 indústrias de diferentes ramos, como saneamento, automobilística, construção civil, mineração e siderurgia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Somente ao longo de 2023, a iniciativa pioneira com a IBBX resultou na instalação de mais de 1,7 mil sensores, desenvolvidos pela empresa em parceria com a startup, em 30 indústrias de diversos setores, como automobilístico, mineração, construção civil, saneamento e siderurgia.

“Começamos com 100 sensores e tivemos um crescimento expressivo no número deles instalados nos nossos clientes em menos de um ano, o que revela o grande potencial desse mercado. Para este ano (2024), a nossa perspectiva é chegar a 4 mil sensores instalados e ainda iniciarmos o nosso plano de expansão para o México e Argentina”, detalha o diretor Comercial e de Marketing da empresa, Pedro Taves.

A parceria entre a SG Canalização e IBBX prevê o fornecimento de três tipos de sensores wireless para melhorar a eficiência de indústrias, companhias de mineração e de saneamento. A startup localizada em Capivari, São Paulo, produz sensores carregados via campo eletromagnético, oferecendo custo mais baixo e facilidade, pois podem ser instalados em locais afastados onde não há energia elétrica próxima.

Inovação também para o controle de água

Para este ano, a Saint-Gobain Canalização e a IBBX devem trabalhar com equipamentos para controle de água. “Vamos iniciar um projeto-piloto dentro das indústrias da própria Saint-Gobain, com sensores para controle de água, do fluxo dela nos processos industriais, tanto daquela captada quanto da descartada no final”, adianta Tavares.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas